Formação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é iniciada
Publicada em 17/08/2015 às 18:10A Secretaria de Saúde e a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência estão criando o grupo condutor para a formação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O objetivo é articular a construção de políticas públicas para a saúde da pessoa com deficiência, seguindo o que recomenda o Ministério no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora de Atenção à Saúde, Luciana Surjus, explica que o financiamento do Ministério da Saúde vem ganhando esse formato de financiar redes de cuidado de várias temáticas, como a rede de atenção psicossocial e a rede de cuidados à pessoa com deficiência, por exemplo. E Jundiaí já se manifestou para fazer adesão à essa rede. “O primeiro esforço nesse sentido é montar o grupo condutor de implantação dessa rede”, destaca Luciana.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra pólio vai até dia 31
Abertas inscrições para novas turmas de ‘Cidadania e Saúde’
Combate à dengue conta com ação preventiva na região Leste
“Acionamos essas entidades para que possamos qualificar os fluxos de acesso e o atendimento compartilhado de casos. Assim a gente pode montar um desenho, identificando as ofertas que temos, as necessidades de implantação ou de expansão de ofertas”, explica Luciana. “A ideia é qualificar e rever os convênios de maneira a contemplar um novo modo de funcionar que garanta mais qualidade à assistência à pessoa com deficiência na rede municipal de saúde.”
Os encontros serão mensais, e cada vez em uma entidade diferente. “Queremos conhecer de perto as estruturas, os fluxos, as dificuldades, e melhorar a atenção à essa população”, frisa a diretora. A próxima reunião será no dia 3 de setembro, na Ateal.
Niza Souza
Foto: Divulgação
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
-
21/05/2024
Jundiaí vai com delegação de 160 pessoas para Jomi em Campo Limpo Paulista
-
11/05/2024
Futuro centro de referência da infância, no Novo Horizonte, atinge 80% de obras concluídas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original