Formação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é iniciada

Publicada em 17/08/2015 às 18:10

A Secretaria de Saúde e a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência estão criando o grupo condutor para a formação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O objetivo é articular a construção de políticas públicas para a saúde da pessoa com deficiência, seguindo o que recomenda o Ministério no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de Atenção à Saúde, Luciana Surjus, explica que o financiamento do Ministério da Saúde vem ganhando esse formato de financiar redes de cuidado de várias temáticas, como a rede de atenção psicossocial e a rede de cuidados à pessoa com deficiência, por exemplo. E Jundiaí já se manifestou para fazer adesão à essa rede. “O primeiro esforço nesse sentido é montar o grupo condutor de implantação dessa rede”, destaca Luciana.

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra pólio vai até dia 31

Abertas inscrições para novas turmas de ‘Cidadania e Saúde’
Combate à dengue conta com ação preventiva na região Leste

Grupo condutor se reuniu na semana passada

Grupo condutor se reuniu na semana passada

A primeira reunião para criação do grupo foi realizada na última sexta-feira (14). Todas as instituições da cidade que têm convênio com a Secretaria de Saúde para atender pessoas com deficiência foram convidadas, entre elas Amarati, Ateal, Bem Te Vi, Apae, Braile, Centro de Reabilitação de Jundiaí (CRJ), além de profissionais do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (Napd).

“Acionamos essas entidades para que possamos qualificar os fluxos de acesso e o atendimento compartilhado de casos. Assim a gente pode montar um desenho, identificando as ofertas que temos, as necessidades de implantação ou de expansão de ofertas”, explica Luciana. “A ideia é qualificar e rever os convênios de maneira a contemplar um novo modo de funcionar que garanta mais qualidade à assistência à pessoa com deficiência na rede municipal de saúde.”

Os encontros serão mensais, e cada vez em uma entidade diferente. “Queremos conhecer de perto as estruturas, os fluxos, as dificuldades, e melhorar a atenção à essa população”, frisa a diretora. A próxima reunião será no dia 3 de setembro, na Ateal.

Niza Souza
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/17/prefeitura-inicia-formacao-da-rede-de-cuidados-a-pessoa-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original