Jundiaí sedia encontro pela defesa da Serra do Japi

Publicada em 21/08/2015 às 18:06

A base ecológica da Reserva Biológica Municipal (Rebio Serra do Japi) abrigou, nesta sexta-feira (21), a segunda reunião de órgãos de defesa da área natural protegida, com representantes dos municípios de Jundiaí, Cabreúva e Cajamar. Com foco no combate a incêndios, o avanço da cooperação trabalha na harmonização de leis, maior eficácia operacional e banco de dados regional.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Divisão Florestal (da Guarda Municipal) e da Defesa Civil, por Jundiaí. E mais a Defesa Civil, por Cabreúva, a Defesa Civil e a Guarda Municipal, por Cajamar, e ainda representantes da CCR AutoBAn e da Polícia Rodoviária, entre outros órgãos convidados.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil faz palestra no Grendacc
Fumas discute regularização no Jardim Guanabara
Desfile da Independência define ordem de apresentações

Participantes do encontro: cooperação para melhorar proteção da serra

Participantes do encontro: cooperação para melhorar proteção da serra

As preocupações estão voltadas para a área ampla da Serra do Japi, que de 354 quilômetros quadrados teve o tombamento estadual de 200 quilômetros quadrados em 1983, depois de grandes mobilizações populares, e abrange os municípios de Jundiaí (com 47% do total, incluindo a reserva municipal com 20 quilômetros quadrados), Cabreúva (com outros 41% do total), Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. A área concentra uma das maiores reservas de biodiversidade de animais e vegetais de mata atlântica em todo o Estado de São Paulo.

“Temos a cooperação em momentos extremos, mas é preciso aprimorar mesmo, porque há limites dados pela legislação”, observou o subcomandante GM de Jundiaí, Paulo Vicente Soares. O mesmo foco foi destacado pelo coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari, e pelo diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior.

O debate tratou de legislações, coordenação operacional e alertas

O debate tratou de legislações, coordenação operacional e alertas

Entre os temas está a integração de tecnologias de localização de focos por sobrevoos ou monitoramento, por exemplo, para que equipes possam determinar os acessos e meios possíveis e coordenar suportes. As formas de envolvimento da comunidade também estão sendo estudadas, assim como a campanha permanente contra balões ao longo do ano inteiro.

O intercâmbio entre experiências dos municípios, como no caso da operação corta-fogo em andamento em Cabreúva, também é outro alvo do futuro comitê que começa a ser estruturado. O próximo encontro será no dia 11 de setembro, na sede da Defesa Civil de Jundiaí (Ponte São João).

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/21/jundiai-sedia-encontro-pela-defesa-da-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original