No Centro, Praça Rui Barbosa testa módulos de marcenaria urbana
Publicada em 24/08/2015 às 18:25Uma oficina de marcenaria, no sábado (22), como parte do projeto Urbanismo Caminhável, promoveu a criação de uma série de novos mobiliários para a praça Rui Barbosa.
Uma intervenção marcada por elementos lúdicos, incluindo até mesmo um pequeno escorregador adotado por crianças.
O resultado é parte do caráter experimental e de prototipagem (testes) dessa fase do projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e custeado em contrapartida da iniciativa privada.
LEIA TAMBÉM
Mais sobre o Urbanismo Caminhável
Obra do Escadão recebe intervenção artística
Centro Histórico vira museu ao ar livre para estudantes
Marcenaria urbana ‘devolve’ espaço público a moradores
Plano Diretor Participativo socializa propostas e levantamentos
De acordo com Guilherme Ortenblad, do coletivo formado por Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it), o objetivo foi desenvolver com os voluntários a construção de mobiliários “modulares e multifuncionais como espaços para descanso, convivência e brincadeira”.
Ao longo dos três meses de intervenções experimentais, o projeto não só analisou as condições de caminhabilidade, como promoveu oficinas de sensibilização, de ativação e de execução de forma colaborativa com a população.
Uma segunda etapa vai estar voltada mais para o trabalho técnico de desenvolvimento de manuais e planejamento de intervenções urbanas.
Os testes de mobiliários na praça Rui Barbosa foram precedidos de uma oficina de estudos de comportamento no espaço público, que ouviu frequentadores do local, mapeou hábitos e resgatou sinais de que o lugar tem uma história desde o século 17 como antigo Largo do Pelourinho.
Assista
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original