Exposição ‘Invenire’ chega a Jundiaí na próxima terça-feira (1º)

Publicada em 28/08/2015 às 12:53

A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, recebe na próxima terça-feira (1º) a exposição “Invenire” do artista plástico Gustavo Torrezan. O acervo conta com 50 peças, entre elas as molduras estáticas formadas por cantoneiras fechadas de papelão, que retratam inventários de obras existentes apenas no registro formal, mas que estão desaparecidas do atual contexto físico.

MAIS CULTURA
Passeio monitorado apresenta grafites de Jundiaí
No Complexo Fepasa, história do Paulista ressurge em Simpósio
Ponte Torta é vista como marco da luta pelo patrimônio na cidade
‘Café com Música’ tem tributo a Tom Jobim, domingo (30), no Solar

Cerca de 50 peças serão expostas

Cerca de 50 peças serão expostas

“A palavra ‘Invenire’ pertencente ao latim e pode ser traduzida para os nossos dias como invenção. Ela possui o significado, em sua origem etimológica, de encontrar relíquias ou partes arqueológicas que é a mesma da palavra inventário”, explicou o artista sobre o conceito de suas obras.

Segundo ele, a proposta da exposição é buscar obras na história da arte mundial. “Mas não se trata de quaisquer trabalhos, mas sim as relíquias destruídas em guerras, conflitos ou desaparecidas em roubos. Busco somente os trabalhos em que o registro esteja disponível e produzo um inventário dessas obras, para então fazer a curadoria de algumas delas e realizar uma exposição inventada”, ressaltou Gustavo.

Artista alia sua exposição ao projeto de seu doutorado pela Unicamp

Artista alia sua exposição ao projeto de seu doutorado pela Unicamp

É a primeira vez que o artista expõe em Jundiaí. “Estou com as melhores expectativas. Acredito que vai ser muito bom, porque tenho bons amigos na região. A exposição na Galeria Fernanda Perracini Milani vai me proporcionar experiência, já que este trabalho faz parte de um doutorado que faço na Unicamp”, finalizou.

Nascido em Piracicaba, o artista se mudou aos 20 anos para Campinas com a pretensão de estudar. Bacharel em Artes Plásticas e licenciado em Educação Artística pela Unicamp (2007), Gustavo já é doutorando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp.

Participou da 3ª edição do Programa Independente da Escola São Paulo, dirigido por Adriano Pedrosa e codirigido por Ana Paula Cohen. Mestre em Educação pela Unicamp (2012). Atualmente trabalha no Serviço Social do Comércio, Sesc­SP como assistente técnico da Gerência de Artes Visuais e Tecnologia.

Anexa ao Polytheama, a Galeria Fernanda Perracini Milani fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Para mais informações, telefone (11) 4586–2472 ou 4522–0770.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/28/exposicao-invenire-chega-a-jundiai-na-proxima-terca-feira-1o/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original