Prefeito abre a 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres
Publicada em 28/08/2015 às 11:41O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no auditório Elis Regina, na noite desta quinta-feira (27). Promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento tem o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, e continua nesta sexta-feira (28) e sábado (29).
“A Coordenadoria realiza uma boa articulação com as secretarias na defesa dos diretos das mulheres. Em todas as conferências que a Prefeitura tem realizado contamos com uma grande mobilização da sociedade civil”, comemora o prefeito.
LEIA TAMBÉM
Coordenadoria apresenta balanço da Conferência de Juventude
Segundo dia da Conferência da Mulher tem quatro eixos temáticos
Com a plateia cheia de mulheres de todas as idades, e também homens, a deputada estadual de São Paulo Leci Brandão, segunda mulher negra a ocupar uma cadeira no parlamento paulista, discursou sobre o direito da mulher. “Sempre cantei em defesa da miscigenação e, apesar de as mulheres serem a maioria no Brasil, infelizmente são as menos protagonistas. O prefeito Pedro Bigardi sempre disse em sua campanha que queria cuidar das pessoas. Quero agradecê-lo pela lealdade de cumprir muito bem isso.”
Representando a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, Patrícia Bigardi leu em homenagem às mulheres o poema “Meu nome é mulher”.
Para abrilhantar o evento, o Coral Vox Advocati, da 33ª Subseção da OAB de Jundiaí, apresentou um repertório com Milton Nascimento, Tim Maia, entre outros artistas.
A conferênciaNesta sexta-feira (28), das 8h às 12h, na Escola de Governo e Gestão, e no sábado (29), das 8h às 16h, na sala Elis Regina, continua a Conferência com as plenárias municipais.
De acordo com a responsável pela coordenadoria da Mulher, Marilza Campos, a conferência é a etapa municipal para que as mulheres eleitas nas plenárias participem dos congressos Estadual e Nacional. “Queremos traçar políticas públicas que incentivem ainda mais a participação da mulher na sociedade. Tivemos 135 pessoas inscritas e esperamos que todas acompanhem os dois dias de plenária para ter um apontamento sólido sobre as causas da mulher.”
As informações das inscritas também servirão como banco de dados para a Coordenadoria e para o Conselho da Mulher. “Elaboramos um modelo de inscrição para, após o evento, analisarmos e traçarmos o perfil sociocultural da mulher jundiaiense”, completa Marilza.
Estiveram presentes na mesa diretiva a representante do Conselho Municipal da Mulher, Dore Macário; da Coordenadoria Estadual da Mulher, Rosina Conceição de Jesus; e da Câmara Municipal, a vereadora Marilena Negro.
Também participaram do evento o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires; os secretários: de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Cultura, Tércio Marinho; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; o ouvidor municipal, Eginaldo Honório; a titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), Valéria Fonseca; a titular da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo; diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco; e o assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino.
Eixos temáticos
O tema da Conferência da Mulher foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
Luiza Ronchi
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
Baixe as fotos desta notícia na resolução original