Reforma de casarão da PM no Centro vai avançar em setembro
Publicada em 28/08/2015 às 15:19A reforma do casarão que abrigará a 1ª Cia do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), na Praça dos Andradas, no Centro de Jundiaí, entra, na primeira quinzena de setembro, na fase mais aguda. O projeto ainda prevê a revitalização da praça.
A execução da obra é contrapartida com a empresa TZH Empreendimentos e Participações Ltda. dentro do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
LEIA TAMBÉM
Segurança põe Jundiaí na vitrine do Brasil e do mundo
Jundiaí está entre as melhores da América para investimento
Desde que a reforma foi anunciada, no final de junho, o casarão já passou por limpeza geral e o trabalho de adequação para a instalação dos sistemas hidráulico e elétrico está na etapa de conclusão.
“É uma obra que exige cuidados porque o prédio faz parte do inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC) e está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac)”, lembra o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que visitou a obra nesta quinta-feira (27), acompanhado da arquiteta Mayla dos Santos Aragão.
Desenvolvido pela Secretaria de Obras e aprovado pelo Compac, o projeto será adaptado para atender as necessidades da Polícia Militar sem alterar características originais do edifício. Na área interna os ambientes serão reformados para receber vestiários, masculino e feminino, alojamentos, refeitório, copa e sala de descanso para policiais militares.
O pavimento posterior será destinado ao expediente diário, terá a sala do subcomando e sala de aula. A parte externa do prédio será pintada, sem alteração das fachadas, enquanto que a revitalização e paisagismo da praça serão feitos pela Secretaria de Serviços Públicos.
“A intenção do prefeito Pedro Bigardi é garantir a segurança para quem passa pelo Centro e aos comerciantes dos arredores. E a vinda da Cia da PM será essencial para que isso aconteça. A revitalização da área central e torná-la segura é um avanço, um passo à modernidade”, exalta Pires.
Ivan Lopes
Foto: Alessandro Rosman
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original