Jundiaí está entre as melhores da América para investimento

Publicada em 26/08/2015 às 17:45

Na contramão da crise econômica, Jundiaí mostra, mais uma vez, seu potencial. A cidade é destaque no ranking da FDI Magazine’s American Cities of the Future 2015-2016 – publicação especializada em investimentos internacionais do grupo britânico The Financial Times – como uma das cidades do continente americano mais promissoras para receber investimentos estrangeiros.

O estudo feito pela FDI Intelligence, divisão do The Financial Times, analisou dados de 421 cidades das três Américas. Jundiaí aparece no ‘Top 10’ entre 77 cidades de médio porte (de 350 mil a 500 mil habitantes) do continente americano na categoria potencial econômico. Além de Jundiaí, figuram no ranking, em categorias diferentes, outras cinco cidades brasileiras: Sete Lagoas (MG), São Paulo (SP), Resende e Itatiaia (RJ) e Vitória (ES).

LEIA TAMBÉM
Confira o estudo realizado na íntegra (em inglês)
Pastas discutem criação de regulamento para o Desenvolve Jundiaí

Multinacional investe R$ 15 milhões e amplia planta fabril na cidade

Para Bigardi, investimentos feitos na cidade contribuíram para inclusão de Jundiaí no ranking

Para Bigardi, investimentos feitos na cidade contribuíram para inclusão de Jundiaí no ranking

Atualmente, estão presentes no município 126 empresas de capital internacional, provenientes de 21 países. “É uma conquista extraordinária, considerando os critérios, que envolvem população, Produto Interno Bruto (PIB) per capita e uma série de outros dados econômicos analisados pelo estudo. Isto mostra que, mesmo num momento de dificuldade econômica que o País enfrenta, Jundiaí encontra-se em uma posição de destaque e continua atraindo investimentos”, assinala o prefeito Pedro Bigardi.

Segundo Bigardi, fatores como localização, mão de obra especializada e investimentos em infraestrutura e abastecimento de água tornam a cidade atrativa para investidores. “Enquanto o Estado de São Paulo, o mais rico da federação, sofre com o problema de recursos hídricos, Jundiaí vem mantendo uma boa condição de abastecimento e ampliando perspectivas com os investimentos que estão sendo feitos, dando mais estabilidade e segurança para as empresas que querem se instalar na cidade. Além disso, temos a nosso favor a localização estratégica, e universidades, faculdades e o Instituto Federal, que formam mão de obra qualificada”, avalia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, também destaca o parque industrial diversificado como fator atrativo. “Jundiaí tem uma economia eclética, com indústria de tecnologia, autopeças, alimentícia, entre outras, o que é um diferencial, pois em um momento de crise consegue se manter.”

Para Cereser, a presença de Jundiaí no ranking da FDI Magazine é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na cidade. “Jundiaí está em ascendência e o estudo é uma fotografia disso, coloca a cidade no mapa de investimentos externos. Recebemos várias comitivas de outros países e estar no ranking coloca a cidade como referência.”

Manter a capacidade atrativa de Jundiaí é o desafio da administração municipal que criou legislações como o Desenvolve Jundiaí e o Emprega Mais, com o intuito de diminuir a burocracia e dar incentivos para reter e atrair novas empresas ao município.

Para se manter no ranking, Cereser aponta a reativação do terminal intermodal para retomada do transporte ferroviário de cargas em Jundiaí e o Parque Tecnológico, que já está em implantação. “O Parque Tecnológico vai atrair empresas de base tecnológicas e áreas de pesquisa de grandes corporações impulsionando ainda mais o setor no município.”

Jundiaí figura no ranking das melhores cidades americanas para receber investimentos

Jundiaí figura no ranking das melhores cidades americanas para receber investimentos

Sobre a pesquisa
O FDI Intelligence é um braço de pesquisas estatísticas do Financial Times, focado no estudo de Investimentos Estrangeiros Diretos – IEDs, ou FDI em inglês. As Cidades Americanas do Futuro são escolhidas por um painel de seis juízes, levando em conta pesquisas de mercado, PIB, PIB per capta, custo de vida, população e outros dados levantados pela instituição. Nessa última pesquisa, foram coletadas informações de 421 cidades para rankings em cinco categorias: potencial econômico, recursos humanos, custo-benefício e ambiente favorável para negócios.

O Estudo é feito a cada dois anos e o ranking é publicado anualmente pela FDI Magazine, revista inglesa especializada em investimento estrangeiro direto (IED) do grupo britânico Financial Times. Trata-se de publicação internacional de alcance global, produzida por um dos maiores conglomerados de informações econômico-financeiras do mundo, e destinado a executivos das maiores empresas do planeta, encarregados de buscar as melhores localizações para investimentos produtivos pelo globo.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/26/publicacao-britanica-aponta-jundiai-como-destino-de-investimentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original