Prefeito abre comemorações cívicas da Semana da Pátria
Publicada em 01/09/2015 às 15:26Numa manhã de muito sol e calor, as comemorações da Semana da Pátria em Jundiaí tiveram início nesta terça-feira (1) com solenidades na Escola Superior de Educação Física (Esef) e na Praça Pedro de Toledo no Centro.
A programação prossegue nesta quarta-feira (2) com cerimônia na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Luiz Biela de Souza, no Santa Gertrudes.
“Desde 2013 procuramos resgatar o sentimento cívico da comunidade de Jundiaí com programação extensa para comemorar a data histórica mais importante do Brasil. Este ano, vamos inovar e levar solenidades para as escolas, como o propósito de aguçar o espírito patriótico das crianças”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.
MAIS SEMANA DA PÁTRIA
Emebs participam das comemorações
Ordem oficial do desfile de 7 de Setembro é definida
Educação premia ganhadores do Concurso Semana da Pátria
O prefeito também mencionou a importância do desfile programado para 7 de setembro na Avenida Luiz Latorre. “É o ponto alto das comemorações. A organização é feita com muito cuidado para que o evento se torne o maior de todos os tempos”, diz Bigardi.
A solenidade festiva comemorativa à Semana da Pátria começou nas dependências da Esef com o hasteamento, ao som do Hino Nacional, das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Panathlon Clube, da Esef e do Congresso de Educação Física.
Após discurso das autoridades, foi registrado um momento mágico. A pequena Laís Breitschaft, 6 anos, levou a chama cívica para que a pira e a tocha, que seria levada à Praça Governador Pedro Toledo fossem acesas. “Estou muito contente”, resumiu a atleta de ginástica artística, que estava acompanhada pelo pais, Alexandre e Lidiana.
Ao menos 50 pessoas, entre alunos da Esef, agentes de trânsito, soldados do Exército, guardas municipais, policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros conduziram a tocha por 7,5 quilômetros até a praça central de Jundiaí, onde prefeito Pedro Bigardi, autoridades políticas e militares, além da população, aguardavam a chegada do fogo simbólico.
“É um dia especial, porque, além da chama cívica, hoje se comemora o dia do educador esportivo. É a presença marcante do esporte na história do nosso País”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.
O assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, lembrou que “a semana cívica é o marco de todo o processo político e territorial do Brasil como nação”.
“São momentos especiais de integração entre as forças de segurança, administração e a sociedade em uma luta para a manutenção da democracia. Essa sempre foi a idealização seguida pela administração Pedro Bigardi”, lembra Pires.
Na praça Governador Pedro de Toledo, a praça da Matriz, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), fez a passagem da tropa e abriu a solenidade, seguida do discurso das autoridades. Ao som do Hino Nacional e de Jundiaí, as bandeiras foram hasteadas no pavilhão.
Participaram ainda do evento os secretários de Cultura, Tércio Marinho; de Educação, José Renato Polli; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; de Relações Institucionais, Liraucio Tarini Júnior; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o chefe de Gabinete, Alan Piccolo; o presidente do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun), Eudis Urbano dos Santos; o superintendente da Escola de Governo, Marcelo Lo Monaco; o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo; vereador José Carlos Ferreira Dias, além de representantes das polícias Militar e Rodoviária e Corpo de Bombeiros.
Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original