Alunos do Peama vivenciam Ski Cross Country no Parque da Uva

Publicada em 02/09/2015 às 15:23

Os alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) tiveram um dia diferente nesta quarta-feira (2), no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), organizou um workshop de Ski Cross Country em Jundiaí, com objetivo de difundir e fomentar a prática desse esporte no País.

Como não há neve na maior parte do Brasil, a modalidade é desenvolvida com um esqui com rodinha, que simula toda a técnica do cross-country. A ideia surgiu na Europa para que os atletas pudessem manter o treinamento durante o verão. A prática ganhou seguidores e já existe, inclusive, Campeonato Mundial, Copa do Mundo e atletas especializados em roller ski.

LEIA TAMBÉM
Veja a programação do Zumba nos Bairros de setembro
Esportes comemora Dia do Profissional de Educação Física
Inscrições para o Campeonato Aberto de Futebol terminam nesta quinta (3)

Cada aluno participou de acordo com suas necessidades

Cada aluno participou de acordo com suas necessidades

“Essa é uma atividade diferente oferecida pela CBDN aos alunos do Peama. É uma oportunidade única e vai ao encontro do propósito que temos na Secretaria de divulgar modalidades não tão conhecidas a fim de incentivar a prática esportiva. Para os alunos, é mais uma forma de vencerem os limites e mostrarem que são capazes de fazer qualquer coisa”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

Participaram da atividade cerca de 50 alunos, com deficiência física, intelectual e visual, acompanhados pelo treinador de ski cross country da CBDN, Leandro Ribela. Ele, que também desenvolve um projeto social chamado Ski na Rua, visando a inclusão social pelo esporte à crianças e adolescentes de baixa renda, encara a oficina como forma de também descobrir talentos.

“Pretendemos visitar diversas instituições para apresentar a modalidade. Estamos na terceira oficina e queremos atingir cerca de 150 pessoas. Quem gostar e quiser se aprofundar na prática pode se inscrever no projeto da Confederação, a partir daí escolheremos dez atletas para treinar com a gente, os seis que se destacarem vamos levar para conhecer a neve, no parque Snowland em Gramado (RS). O que aprendemos no asfalto é facilmente adaptado para neve isso é um ponto importante no processo. O próximo passo será o festival de esportes na neve adaptados na Noruega”, disse o treinador.

Mais que a chance de ser um dos escolhidos é a alegria em vivenciar o esporte. A diretora do Peama, Denise Neves, ressaltou a importância da atividade como forma de agregar conhecimento, força e qualidade de vida aos alunos. “Um dos pilares do nosso programa é democratizar o acesso ao esporte, é isso que queremos garantir para eles, oportunidade de experimentar diversas atividades que há um tempo atrás eles pensavam que não conseguiriam. Enquanto poder público, essa é a nossa obrigação, mostrar que eles podem muito e não devem desanimar ou desistir, que muito pode ser feito”, concluiu Denise.

Leandro Ribela instruiu os participantes

Leandro Ribela instruiu os participantes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/02/alunos-do-peama-vivenciam-ski-cross-country-no-parque-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original