Jundiaí já pode contar com avião para combater incêndios
Publicada em 02/09/2015 às 16:59A Defesa Civil de Jundiaí será um dos órgãos para auxiliar o Corpo de Bombeiros para que o avião destinado a combater incêndios de grandes proporções seja acionado.
A aeronave, destinada pelo governo estadual para atender a região, fica baseada no Aeroporto dos Amarais, em Campinas, depois que a parceria com empresas especializadas neste tipo de atividade foi renovada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2).
LEIA TAMBÉM
Baixa umidade do ar faz Defesa Civil decretar ‘estado de atenção’
GM orienta moradores sobre prevenção de incêndio na Serra do Japi
Segundo a assistente administrativa da Defesa Civil de Jundiaí, Juliana Salvia Mazzei Segala, a partir da percepção de equipes de campo de que os focos exigem a presença do reforço aéreo, o comando dos bombeiros de Jundiaí será informado e fará a solicitação para que o avião decole de Campinas.
“Houve um crescimento muito grande de registros de incêndios em determinadas regiões do Estado e por isso a preocupação para que o convênio fosse retomado”, diz Juliana.
As aeronaves disponíveis atenderão Jundiaí, Araçatuba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e região metropolitana de São Paulo, consideradas áreas com maior incidência de incêndio em vegetação. A parceria faz parte da Operação Corta-Fogo 2015.
Em Jundiaí, há uma preocupação extra: a Serra do Japi. “Sabemos que, se o fogo atingir os pontos mais altos da serra, o avião não terá muita utilidade, mas no pé será essencial”, comenta Juliana.
Equipes que atuarão em terra, a maior parte bombeiros, participaram de um curso, em Campinas, no qual receberam instruções básicas sobre o acionamento, logística de apoio em solo, medidas de segurança e aulas sobre abastecimento e simulação de ataque aéreo ao fogo com o uso de água e espuma.
Em cada viagem, o avião tem capacidade para levar até 2 mil litros de água, que podem estar misturados com produtos capazes de apagar o fogo de forma rápida e eficiente.
Ivan Lopes
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
29/06/2024
Crianças e jovens participam de caminhada pelas trilhas da Serra do Japi
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original