Ação da Prefeitura ameniza transtornos após temporal

Publicada em 09/09/2015 às 17:32

O temporal, acompanhado por ventos de até 98km/h, que atingiu Jundiaí na tarde desta terça-feira (8), teve uma resposta conjunta rápida e objetiva das equipes das secretarias de Serviços Públicos, Transportes, Educação e Defesa Civil – o que amenizou os transtornos. Não houve feridos e não foram registrados incidentes graves, como deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.

O atendimento à população entrou pela madrugada e só terminou na tarde desta quarta-feira (9). O temporal persistiu por pouco mais de uma hora e provocou a queda de postes, árvores e muros, destelhamento de imóveis, interrupção de energia e linhas de telefonia, além de pane em semáforos.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil atende pelo telefone 153

Serviço de atendimento pelo telefone 156 já opera normalmente
Remoção de troncos na calçada já pode ser feita pelo ‘destocador’

Trabalho de remoção de árvores entrou pela manha desta quarta-feira

Trabalho de remoção de árvores entrou pela manha desta quarta-feira

A última vez que a combinação de chuva e ventos, com velocidade superior a 90km/h, atingiu Jundiaí foi em novembro de 2013. O acumulado de chuva registrado na cidade após o temporal foi de 68mm, número que corresponde a uma marca superior ao que choveu durante todo o mês de setembro do ano passado, por exemplo. Os bairros mais atingidos foram Jardim Santa Gertrudes (55mm), Vila Progresso (50mm) e Caxambu (42mm).

Já em meio à tempestade, equipes da secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil foram às ruas e trabalharam na remoção de 43 árvores, além de galhos, derrubados pela força do vento em todas as regiões da cidade.

Quatro equipes da Divisão de Trânsito, ligadas à secretaria de Transportes, trabalharam para colocar em operação 18 semáforos danificados pelo temporal, a maioria na região central. O trabalho só terminou na tarde desta quarta.

De acordo com a Secretaria de Educação, o temporal provocou a falta de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e avarias em telhados de cinco escolas municipais.

Desde o fim da tarde de terça (8), as equipes de manutenção fazem os reparos necessários. Nas Emebs Professora Clotilde Copelli Miranda, no Jardim do Lago, e Professora Melânia Fortarel Barbosa, no bairro do Poste, os alunos precisaram ser dispensadas nesta quarta (9).

Os 567 alunos (350 da Melânia e 217 da Emeb Clotilde) devem retornar às salas nesta quinta-feira (10). A rede municipal de educação conta com 110 unidades escolares.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/09/acao-rapida-da-prefeitura-ameniza-transtornos-apos-temporal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original