Secretário dá palestra em Encontro de Gestores Culturais

Publicada em 14/09/2015 às 17:20

Tércio Marinho ao palestrar no Encontro de Gestores Culturais em Curitiba

Tércio Marinho ao palestrar no Encontro de Gestores Culturais em Curitiba

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou, pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), do “Encontro Regional de Gestores Municipais de Cultura – Etapa Sul”, em Curitiba, que tratou das conversações sobre contribuições com as prefeituras no processo de implantação dos Sistemas e Planos Municipais de Cultura.

Durante o evento, diversos representantes fizeram considerações sobre o âmbito cultural, tais como, a representante do Ministério da Cultura da Região Sul, Margarete Moraes, o diretor da Agência Nacional do Cinema, Roberto Lima, e o secretário de Cultura de Curitiba, Marco Cordiolli. Uma palestra do secretário Marinho, com duração de dez minutos, também fez parte da programação, com direito a mais vinte para perguntas.

“O encontro foi muito bem-sucedido. Houve avanços significativos na pauta das relações dos municípios com o incentivo direcionado à Cultura no municípios de todo País”, pontuou Tércio.

LEIA TAMBÉM
Cia. de Dança de Jundiaí emociona público em ‘Entre Vãos’
São Camilo recebe 2ª Feira de Profissões e Cultura no sábado (26)
Sarau no Novo Horizonte reúne diversidade artística no sábado (19)

Também, no encontro, foi viabilizada uma novidade para Jundiaí: sua própria plataforma online para um futuro museu virtual. “Nossa cidade foi contemplada com uma licença de software para criação de um museu virtual. Todo acervo, vai ser disponibilizado pelo Centro de Memórias, além de depoimentos, documentos e demais contribuições voluntárias da população”, contou com ar jubiloso, o secretário Marinho.

A novidade se concretiza com a vinda do diretor do “Programa Primeiro Museu”, Marcelo Seixas, para Jundiaí na quarta-feira (23), ao Museu Solar do Barão, para uma palestra e exposição de como vai funcionar o processo de construção da plataforma.

Reconhecimento
Jundiaí tem participado dos encontros de gestores culturais por todo território nacional, com o objetivo de representar uma cidade modelo na implantação dos Sistemas e Planos Municipais de Cultura. Já foi referência no primeiro encontro em Brasília, região Centro-Oeste e por último no Sul, em Curitiba. A intenção da Associação Brasileira de Municípios é percorrer as cinco regiões do Brasil, sendo a próxima, a região sudeste pela cidade Rio de Janeiro.

“Por meio destes encontros regionais, pretendemos oferecer suporte para que os gestores de cultura, mesmo que com limitações, tenham acesso aos caminhos para implantação das Secretarias de Cultura, além de formular conjuntamente nossas propostas para o aprimoramento da gestão e financiamento das políticas culturais”, comentou Eduardo Tadeu Pereira, Presidente da ABM, sobre a promoção dos encontros.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/14/secretario-da-palestra-em-encontro-de-gestores-culturais-em-curitiba/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original