Contêiner-oficina deixa a praça, mas ações continuam
Publicada em 18/09/2015 às 18:17O Projeto Urbanismo Caminhável teve, nesta sexta-feira (17), a despedida do contêiner-oficina instalado no Largo da Matriz, que funcionou como um “laboratório de cidade”, entre os meses de maio e agosto. Mas as ações do projeto ainda seguem por mais algumas semanas com os preparativos para a instalação do segundo parklet (mini-praça), previsto para o Centro Histórico, os legados de mobiliário urbano, a elaboração de manuais técnicos para a cidade e as ações comunitárias estimuladas pela ação.
“Esse projeto foi concebido para ser temporário, gerando diversos subprodutos a serem desenvolvidos”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí promove ações no Dia Mundial Sem Carro
Urbanismo Caminhável prepara novo ‘parklet’ no Centro
Custeado pela iniciativa privada dentro de contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), mecanismo efetivamente implementado na gestão do prefeito Pedro Bigardi, o projeto contou com a coordenação do Instituto Mobilidade Verde, de Lincoln Paiva, da Zoom Urbanismo, de Guilherme Ostenblad, e do Escritório Thaísa Froes além da Contain (it).
Para a moradora Maria Gomes, frequentadora da região central, as intervenções com atividades desenvolvidas com estudantes, artistas e professores pelo projeto ao lado de outras ações da Prefeitura de Jundiaí melhoraram o ambiente para os moradores. Enquanto a filha buscava com a neta um sorvete na Galeria Bocchino, ela elogiou o banco-horta criado na praça e também todos os outros mobiliários urbanos como mesas e bancos.
“As pessoas precisam desses espaços de descanso, principalmente nos dias mais quentes. Ainda é pouco, mas foi uma mudança”, afirmou, observando que diversos bancos recentes do calçadão ficam lotados durante boa parte do dia.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
11/05/2022
Reunião de Plataformas segue monitorando projetos prioritários de governo
-
19/03/2022
Ação retira mais de 110 quilos de lixo da Serra do Japi
-
19/03/2022
Serra do Japi tem caminhada especial em homenagem às mulheres e ao Tombamento
-
25/02/2022
Prefeitura apresenta projeto da nova sede do DEBEA para os moradores do Engordadouro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original