Coordenadora da Saúde Mental participa de Simpósio

Publicada em 29/09/2015 às 14:42

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Thomé, é uma das palestrantes convidadas do 5º Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí, promovido pela Faculdade de Enfermagem da Unianchieta, a partir desta quarta-feira (30), às 19h, no anfiteatro do campus Anhanguera. Este ano, o simpósio discute o tema “O cuidar em saúde mental: desafios e perspectivas”.

LEIA TAMBÉM
Campanha ‘Outubro Rosa’ começa nesta quinta-feira (1)
Faculdade de Medicina oferece curso gratuito de cuidado paliativo

A Organização Mundial de Saúde define saúde mental como o estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue realizar suas capacidades, enfrentando o estresse normal da vida, trabalhando de forma produtiva e frutífera e contribuindo para a comunidade em que se insere. Portanto, uma definição que transcende conceitos e preconceitos e que coloca a todos como personagens de uma história que se escreve no cotidiano.

Desta forma, profissionais de saúde cada vez mais devem estar atentos às intervenções em saúde mental que objetivem a promoção de novas possibilidades para se modificar e qualificar condições e modos de vida, que não se limitem apenas à cura ou acompanhamento de doenças.

Reconhecendo a amplitude deste assunto tanto para o profissional da área de saúde quanto para o estudante e o público em geral, o simpósio traz o tema saúde mental para discussão na expectativa de promover aos participantes informações atuais e de extrema relevância no cuidado de pacientes com transtorno mental, aprimorando, assim, sua visão e atuação.

A coordenadora da Saúde Mental de Jundiaí, Ana Thomé, falará sobre o panorama da saúde mental na cidade. Também está confirmada a presença da doutora Sylvia Van Enck, do Ambulatório Integrado dos Transtornos Mentais da Universidade de São Paulo (USP), que abordará o tema “Nomofobia” (dependência de aparelhos celulares e computadores). Participam ainda os médicos Cíntia Tonetti (Redução de Danos), Alfredo Pinna (Cessação de Tabagismo) e o professor Nildo da Costa (Humanização).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

O simpósio segue na quinta (1) e sexta-feira (2) com palestra pela manhã (às 8h) e à noite (19h). Além de palestras, ocorrerá também a exposição de trabalhos científicos. Para participar das palestras é necessário fazer a inscrição no site. Não há taxa de inscrição, mas é pedido a colaboração com a doação de um pacote de leite em pó, que será doado a entidade assistencial de Jundiaí. Haverá certificados aos participantes.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/29/coordenadora-da-saude-mental-participa-de-simposio-regional-de-enfermagem/
Leia mais sobre