Integração de segurança derruba números da violência
Publicada em 29/09/2015 às 17:46A política de segurança pública, prioridade da administração do prefeito Pedro Bigardi, tem novamente a eficiência comprovada pelos novos números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. O balanço que compara oito meses de 2015 com o mesmo período do ano passado apresenta significativa redução nos índices de criminalidade, principalmente em delitos assegurados por especialistas em segurança como essenciais para a qualidade de vida da população.
Entre os índices que mais caíram na comparação de janeiro a agosto estão os homicídios. Em oito meses do ano passado foram registrados 22 contra 14 de 2015. A queda foi de 36,37%, de acordo com os números da SSP. Houve redução ainda maior nos números de tentativa de homicídio: 34 em 2014, contra 17 este ano, percentual de 50%.
Grande preocupação dos jundiaenses, os roubos e furtos de veículos também apresentaram queda. Em oito meses de 2014 foram roubados 638 veículos, contra 475 este ano, com percentual de redução de 25,55%. Nos furtos, o percentual positivo foi ainda maior: queda de 28,23% – 1063 casos em 2014 contra 763 em 2015 nos oito meses de comparação. Roubos de uma forma geral caíram 1,31% (1.607 para 1.586 este ano), enquanto os furtos em geral caíram 13,66% (1.063 para 763).
LEIA TAMBÉM
GM vai usar rádio aprovado pelos militares dos EUA
‘Crack, É Possível Vencer’ faz ação conjunta no bairro São Camilo
GM sobrevoa Serra para monitorar incêndios e crimes ambientais
O mapa da violência mostra recuo no número de roubos e furtos de veículos, roubos e furtos em geral e até homicídio doloso (com intenção de matar) e tentativa de homicídio, entre outros.
“A redução dos números da violência em Jundiaí nada mais é que o resultado deste envolvimento total de todos os poderes e a sociedade”, enfatiza o coordenador Geral do GGIM, José Carlos Pires.
Jundiaí é hoje referência em segurança no País. O trabalho integrado desenvolvido pelas principais forças segurança, que engloba as polícias Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, o investimento público em equipamentos de ponta, como câmeras de segurança que permitem o mapeamento, e troca de informações em âmbito regional são alguns fatores que justificam os números positivos no combate à violência.
Nos frequentes encontros promovidos pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com a participação de representantes do setor público e forças de segurança, é possível montar estratégias para ações ostensivas e preventivas para coibir delitos em regiões de risco, identificadas pelo serviço de Inteligência compartilhada.
O colegiado é outro ponto reconhecido como destaque para a evolução de Jundiaí como cidade-modelo no quesito segurança. Isso sem contar o recém-criado Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, que tem como meta promover a ligação entre poder público, forças de segurança e sociedade. Um fórum de contribuição de sugestões, debates e ações práticas que tragam benefícios à população.
Veja Mais
Ivan Lopes
Fotos: Arquivo
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original