Projeto ZooEduca chega as escolas do bairro Tamoio

Publicada em 30/09/2015 às 15:19

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (30) mais uma etapa do Projeto Educação Ambiental em Ambiente Urbano – ZooEduca. Desta vez, a região escolhida foi o bairro Tamoio. A peça teatral “Novo Lar da Ratinha Mimi”, desenvolvida pela equipe do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, foi apresentada na escola municipal Professora Judith Almeida Curado Arruda.

LEIA MAIS
Centro de Línguas abre inscrições na segunda (28)
Jundiaí participa da mobilização nacional ‘Dia de Ler. Todo dia!’

Equipe da Zoonoses e professores deram vida aos personagens

Equipe da Zoonoses e professores deram vida aos personagens

Pelo menos 700 alunos da Emeb aprenderam, de maneira divertida, a destinar de forma correta o lixo, a evitar o aparecimento de animais roedores, moscas e baratas, e sobre doenças transmitidas pelos animais sinantrópicos (que vivem próximos do homem), como escorpiões, morcegos e pombos. Além da equipe da Zoonoses, professores da unidade ajudaram a dar vida as personagens.

“Nossos alunos já trabalham essas questões em sala de aula. Agora, com essa apresentação, eles conseguirão assimilar ainda mais a mensagem. A ludicidade desse recurso faz com que a criança se envolva, aprenda e lembre por mais tempo o que foi transmitido”, destaca o diretor da unidade, Adauto Parre.

Camila Oliveira Luiz, de 7 anos, confirma que aprendeu muito. “Eu descobriu que tenho que tomar mais cuidado com animais que ficam por aí, como as serpentes e as pombas. Todo mundo também precisa tomar cuidado com o lixo.” O colega Eduardo Ramos Martins, também de 7 anos, completou: “Eu aprendi que podemos pegar muitas doenças. Nós pegamos o espaço dos animais e agora eles querem de volta”.

Programação
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Telma Lima, ressalta que além dos estudantes, as equipes escolares passam por formação. “Essa escola também aproveitará a reunião de pais para passar os cuidados necessários com o lixo e com animais sinantrópicos.”

A próxima apresentação da peça teatral será no dia 2 de outubro na escola Helena Galimbert. Depois, a equipe passa pelas Emebs Antonio Brunholi Netto e Janet Ferreira Prado, nos dias 9 e 21 de outubro, respectivamente.

Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/30/projeto-zooeduca-chega-as-escolas-do-bairro-tamoio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original