Secretário de Serviços Públicos fala no RWM Brasil

Publicada em 30/09/2015 às 18:01

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, realizou, nesta quarta-feira (30), na Feira RWM Brasil – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em São Paulo, a palestra ‘Capacitação e Pesquisa Fundamental para Desenvolvimento e Implementação de Um Mecanismo de Tratamento Mecânico e Biológico em Jundiaí’.

LEIA MAIS
Bicicletas ganham “paraciclos” no Centro Histórico de Jundiaí

Secretário apresentou experiência de Jundiaí no evento

Secretário apresentou experiência de Jundiaí no evento

Ele destacou que, em Jundiaí, a produção diária de resíduos sólidos é de 0,96 quilos por pessoa diariamente. São 140 mil toneladas por ano (cerca de 384 toneladas por dia). O secretário explicou ainda sobre o projeto I-Nopa, em parceria com a Universidade de Braunschweig, da Alemanha.

De acordo com ele, por meio da parceria houve formação da equipe técnica do município; análise qualitativa e quantitativa dos grandes geradores; planejamento e implementação de um laboratório científico; caracterização dos resíduos domésticos; definição de rotas tecnológicas e promoção de plantas-piloto das técnicas de secagem e de compostagem; mapeamento de mercado e de produtos de consumo; e promoção de eventos para divulgar a informação produzida Intensificar a cooperação internacional.

Os projetos desenvolvidos na cidade no tratamento e gestão de resíduos sólidos, segundo o secretário, despertaram o interesse de diversos municípios, que firmaram cooperações técnicas com Jundiaí. Entre eles, Florianópolis (SC), Votuporanga (SP), Paulista (PE), Petrolina (PE), Cuenca (Equador), entre outras.

O secretário falou ainda sobre os equipamentos alemães em testes no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a leira e o contêiner, para tratamento de matéria orgânica.

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/30/secretario-de-servicos-publicos-fala-no-rwm-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original