Bicicletas ganham ‘paraciclos’ no Centro Histórico de Jundiaí

Publicada em 28/09/2015 às 12:12
Equipamento na praça Governador Pedro de Toledo: ação conjunta com voluntários da comunidade

Equipamento na praça Governador Pedro de Toledo: ação conjunta com voluntários da comunidade

Em ação conjunta da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos, diversos equipamentos públicos de estacionamento de bicicletas (chamados de paraciclos) começaram a ser instalados por grupos técnicos ao longo do Centro Histórico.

Os equipamentos, no formato de “U” invertido, foram doados para a Prefeitura de Jundiaí por uma campanha comunitária chamada Hackbikers.

As ações já permitem que esses pontos, onde pode ser presa a trava da bicicleta, estejam presentes no Largo dos Andradas (na praça de mesmo nome), no Largo São José (na praça Dr. Domingos Anastácio), no Largo da Matriz (na praça Marechal Floriano Peixoto e também encontro do calçadão da rua Barão de Jundiaí como o da rua São José). E ainda no Largo do Cemitério (no trecho do Velório) e no Largo das Rosas (no trecho do Hospital Regional).

Em uma ação voluntária anterior, integrantes da campanha já haviam instalado equipamentos no Largo das Rosas (praça Dom Pedro II), no Largo do Chafariz (praça Barão do Japi), no Largo do Pelourinho (praça Rui Barbosa), no Largo São Bento (em frente ao INSS) e no próprio Largo da Matriz (praça Governador Pedro de Toledo).

Outros ainda devem ser instalados, como na região da Ponte Torta. E existem também outras iniciativas, como da Câmara Municipal (na Esplanada Monte Castelo) e da Caixa Econômica Federal (em diversas agências).

A instalação contou com a orientação de Leandro Galli, da Secretaria de Serviços Públicos, e das arquitetas Karen Nitsch Mazola e Ana Maria Boschi da Silva, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Secretário fala sobre resíduos sólidos a estudantes
Ciclistas tomam Nove de Julho e terão audiência pública
Plano Diretor mobiliza regiões da cidade e segmentos sociais
Em ação da Cobema, mutirão castra 300 animais no vetor oeste

Paraciclos sendo instalados no calçadão, perto da rua São José

Paraciclos sendo instalados no calçadão, perto da rua São José

Critérios
A ação conjunta do setor de planejamento da SMPMA e da unidade de serviço 1 da SMSP envolve também o trabalho conjunto desenvolvido no Grupo de Trabalho Cicloviário, em parceria com a Secretaria de Transportes e a Secretaria de Obras.

Campanha
Os equipamentos de paraciclos, que podem tornar-se comuns na paisagem urbana com a adesão da comunidade, foram doados para a Prefeitura de Jundiaí pela campanha Hackbike 7406, que arrecadou recursos com 36 pessoas em financiamento colaborativo de pequeno valor para cada participante no último bimestre do ano passado.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/28/bicicletas-ganham-paraciclos-no-centro-historico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original