Mobilização ‘Dia de Ler. Todo Dia!’ mexe com a cidade

Publicada em 01/10/2015 às 17:21

Em diversos lugares de Jundiaí, neste dia 1º de outubro, a população parou para fazer a leitura de livros, jornais, revistas, gibis… Pela primeira vez, a cidade participou da mobilização nacional de incentivo à leitura: “Dia de Ler. Todo Dia!”.

LEIA MAIS
Inscrição para 3º Simpósio de Educação está disponível

 Crianças foram incentivadas a ler cada vez mais


Crianças foram incentivadas a ler cada vez mais

A ação é semelhante ao Dia do Desafio. O município competiu com outros 324 para saber qual a população que mais tem o hábito de ler. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Fomento à Leitura e Literatura, responsável pela Biblioteca Professor Nelson Foot. Para o ato ser incluído na contagem, os leitores enviaram emails para a biblioteca. O número de participantes será divulgado nos próximos dias.

Leitura em braile também foi realizada como parte do Dia de Ler

Leitura em braile também foi realizada como parte do Dia de Ler

A maratona de leitura começou bem cedo. Antes de iniciar as atividades, às 7h, cerca de 30 alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) pegaram títulos diversos e fizeram rodas de leitura e leitura individual.

A deficiente visual Caroline Bruno mostrou aos colegas a leitura em braile. “Todos se envolveram e gostaram de participar dessa iniciativa. Mandamos diversas fotos para o registro”, destaca a diretora do Peama, Denise Silva Neves.

Nas escolas da rede municipal de ensino também foram desenvolvidas ações. Na Emeb Professora Fábio Rodrigues Mendes, no Engordadouro, os alunos do quarto ano participaram de uma leitura em grupo. Os estudantes também puderam aproveitar os espaços disponíveis com livros montados na unidade.

“Temos vários projetos nessa área. Existem dois cantos com exemplares que a criança pode pegar e levar para a casa, além da olimpíada de leitura, que envolve uma classe do quarto ano, e da biblioteca circulante. Para nós, incentivar a leitura é muito importante. Essas ações estão interferindo muito na interpretação de texto e na escrita”, conta uma das coordenadoras da escola, Vani Bardi.

Mais participação
No Complexo Argos, servidores da Educação, alunos, professores, diretores de escola, população, crianças, frequentadores do Centro de Referência do Idoso (Criju) e alunos do Instituto Federal também se envolveram. A equipe da biblioteca montou espaços especiais na Nelson Foot e realizou diversas atividades diferentes. O grupo ainda percorreu inúmeros lugares, fazendo a leitura de poesias. Não faltaram pessoas querendo participar e pousar para fotos.

Muitas imagens foram encaminhadas também de pessoas que fizeram a leitura no trabalho, em casa e em pontos de ônibus.

“A ação alcançou o objetivo. Envolveu Jundiaí. Pudemos mostrar o quanto a leitura é importante, o quanto as pessoas podem melhorar a vida por meio da informação, da leitura e da literatura”, destaca a diretora de Fomento à Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Educação, Leila Casote. “Desde o início da administração Pedro Bigardi, desenvolvemos trabalho para incentivar à leitura e à escrita. Em 2014, inclusive, foi instituído no calendário municipal o Dia da Leitura (12 de outubro) e a Semana de Leitura e Literatura.”

Veja Mais

Roberta de Sá
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/01/mobilizacao-dia-de-ler-todo-dia-mexe-com-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original