Prefeito abre curso para novos Guardas Municipais

Publicada em 01/10/2015 às 16:03

A nova turma de alunos que aspira vaga para integrar a Guarda Municipal participou de uma aula inaugural muito especial na manhã desta quinta-feira (1), no auditório do 1º andar da Escola de Governo e Gestão, na Vila Arens. O grupo recebeu as boas-vindas do prefeito.

LEIA TAMBÉM
Integração de segurança derruba números da violência
‘Crack, É Possível Vencer’ faz ação conjunta no bairro São Camilo
GM sobrevoa Serra para monitorar incêndios e crimes ambientais

O prefeito afirmou ao secretariado que plano "ouve" a comunidade e fórum é essencial

Prefeito fala sobre a importância do papel do GM no trabalho em sociedade

Dos 60 aprovados em concurso público, 38 estavam presentes na atividade. Os outros 22 ainda passam por exames médicos, psicológicos e avaliação civil e em breve se juntarão à classe.

Alunos das guardas municipais de Jarinu e Campo Limpo Paulista, que participarão das aulas por meio de parceria firmada entre as corporações, também marcaram presença no auditório da Escola de Governo e Gestão.

O prefeito destacou acima de tudo a importância do papel humanitário que os guardas municipais devem promover no serviço à população. “A compreensão e o exercício da função com ética são essenciais para trazer o bem-estar ao cidadão. A humanização da cidade é característica em todas as frentes de minha administração e a Guarda Municipal é propagadora deste conceito por estar diretamente envolvida com a sociedade”, destaca o prefeito.

O prefeito lembrou que a GM de Jundiaí ganhou respeito no País pela eficiência no trabalho de segurança, que faz diminuir os índices de violência na cidade a cada dia, e pelo envolvimento em diversos trabalhos sociais desenvolvidos nas esferas municipal, estadual e até em parceria com governo federal, como é o caso do “Crack, É Possível Vencer”.

Prefeito relembrou seus bons tempos como professor universitário e, com pincel na mão, foi ao quadro para explicar a importância geográfica de Jundiaí aos novos guardas. Desenhou um mapa em que Jundiaí apareceu no centro, cercada de regiões importantes, como a Grande São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas (RMC) no outro extremo. Destacou ainda as regiões de Sorocaba e São José dos Campos.

“Jundiaí está no principal ponto estratégico, servida pelas principais rodovias que cortam o Estado, na rota dos aeroportos e porto de Santos. Isso é bom para a questão econômica e o desenvolvimento, mas por outro lado chama a atenção da criminalidade. Por isso, ter uma GM preparada como a de Jundiaí é de suma importância”, diz.

O prefeito ainda lembrou da estrutura que a GM tem, como câmeras, viaturas e equipamentos, falou dos benefícios oferecidos aos guardas e comentou sobre a segurança que a corporação representa para a Serra do Japi, uma das maiores áreas verdes do Estado.

 Novos alunos se concentram na aula inaugueral na Escola de Governo e Gestão


Novos alunos se concentram na aula inaugural na Escola de Governo e Gestão

O comandante da Guarda Municipal, José Reberto Ferraz, comentou que a corporação cobra seriedade e oferece em troca promissor plano de carreira. “Qualquer um de vocês pode um dia ser o comandante de uma das guardas municipais mais reconhecidas e respeitadas do Brasil”, comenta.

O coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, destaca o papel importante que representa a GM dentro do trabalho conjunto e ações compartilhadas entre as forças de segurança. “A segurança é importante, mas compartilhar o exercício da cidadania junto à população é o principal dever dos GMs”, destaca Pires.

O primeiro a desejar boas-vindas à nova classe foi o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Felício Lo Monaco. “Vocês vão fazer parte de uma corporação de altíssimo nível, uma das mais importantes e reconhecidas em todo Brasil”, lembra La Monaco.

Este é o segundo grupo de alunos convocados para a capacitação na administração. No ano passado, outros 68 se formaram e já trabalham nas mais diversas divisões da GM.

O curso terá no total 800 horas/aulas, com previsão de 5 meses de duração. Segue à risca a determinação do decreto 24.439 de 24 de junho de 2009. As aulas serão aplicadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Faculdade Pitágoras, sob a coordenação do subinspetor Dênis Fernando Berni. A secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, também participou da aula inaugural desta manhã desta quinta-feira.

Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/01/prefeito-abre-curso-para-novos-guardas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original