Procon informa que preços de brinquedos variam até 98%

Publicada em 02/10/2015 às 17:23

O Procon Jundiaí realizou pesquisa de preço de produtos para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12 de outubro. A equipe visitou oito estabelecimentos comerciais na cidade e pesquisou o preço de 81 itens, entre eles bicicleta, boneca, jogos, massa de modelar, entre outros.

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA

Pesquisar antes de comprar é a principal dica do Procon

Pesquisar antes de comprar é a principal dica do Procon

A maior diferença encontrada foi de 98%. “A pesquisa revelou grandes variações. Isso reforça a importância de o consumidor pesquisar antes de comprar, seja pessoalmente ou mesmo pela internet”, alerta o coordenador do Procon, Adílton Garcia.

Além de pesquisar antes de comprar, o Procon orienta o consumidor a também levar em conta o preço e o custo-benefício. “É preciso ponderar o gasto para se locomover até a loja para calcular se a diferença de preço realmente compensa, e também as formas de pagamento, comodidade e vantagens oferecidas pelos diferentes locais”, orienta Adílton.

Segundo ele, no caso dos brinquedos, é importante também observar os itens de segurança do produto, como a indicação de faixa etária recomendada, para evitar acidentes, e se o produto tem o selo do Inmetro, o que indica que o brinquedo foi testado e aprovado. Adílton lembra ainda que o consumidor deve sempre pedir nota fiscal, pois é a garantia de aquisição do produto.

Para o consumidor que prefere comprar pela internet, o Procon alerta que alguns itens são obrigatórios e deve estar disponível no site: razão social da empresa, CNJP, endereço físico e telefone de contato. Se essas informações não estiverem acessíveis, é melhor não comprar. Outra dica é pesquisar em sites de busca se há reclamações sobre a empresa.

“Importante também verificar se o site tem o cadeado do lado esquerdo superior da página. E se o endereço eletrônico começa com http”, informa o coordenador do Procon.

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/02/procon-informa-que-precos-de-brinquedos-variam-ate-98-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original