Cavalgada do Circuito das Frutas reafirma ‘espetáculo’ do turismo rural

Publicada em 06/10/2015 às 17:22

Uma grande tropa estimada em 350 cavalos está prevista para trilhar estradas rurais de Atibaia, Jarinu, Itatiba e Jundiaí no dia 14 de novembro, durante a 7ª Cavalgada do Circuito das Frutas. O evento tem como objetivo, além de promover o turismo rural, local e estadual, destacar as frutas da região, os agricultores familiares, os atrativos turísticos, o resgate da cultura e da história dos tropeiros e o estímulo aos negócios do cavalo e da cadeia turística da região.

O ponto de encontro vai ser o Haras San Marino, no bairro da Ponte Alta (Atibaia), a partir das 7h, e depois um percurso por plantações, sítios e fazendas, incluindo Jarinu, até o almoço na Igreja do Morro Azul (Itatiba). Na sequência, novamente um percurso tipicamente rural até a confraternização do entardecer na Igreja da Roseira (Jundiaí).

LEIA TAMBÉM
Jundiaí está entre melhores no turismo do Estado
Feira Orgânica consolida sua edição dupla semanal
Nova classificação turística é alvo de audiência na Câmara

Cena do evento, que valoriza o patrimônio da paisagem rural e da história do tropeirismo na região

Cena do evento, que valoriza o patrimônio da paisagem rural e da história do tropeirismo na região

Com esse roteiro, alterado a cada ano, são envolvidas quatro das dez cidades que formam o Circuito das Frutas (as outras são Louveira, Morungaba, Itupeva, Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba). Mas todas contam com pelo menos 40 vagas. Em Jundiaí, as reservas podem ser feitas na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo no 5º andar do Paço ou pelo telefone (11) 4589 8577, com o diretor Edilson Chrispim.

A taxa de inscrição ainda está sendo confirmada, mas vai incluir o café colonial da saída, o almoço com carne e a confraternização de frango com polenta. O evento ainda tem o apoio de segurança pública, o caminhão pipa para abastecer os cavalos, uma ambulância de reserva e a presença de médicos-veterinários para emergências. Como em outros eventos, os inscritos devem ter exames de anemia e de mormo dos animais e também a guia de trânsito de animais (GTA).

Além de Prefeitura de Jundiaí, com Chrispim, informações também podem ser obtidas com participantes da área rural como Mingo Fontebasso e da própria Associação do Circuito das Frutas, Marcos Maruzzo. A organização é das cidades que formam o Consórcio do Circuito das Frutas, com expectativa da presença do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. O evento coincide com o fortalecimento do setor de turismo em Jundiaí pelo prefeito Pedro Bigardi, assim como em outras cidades do circuito.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/06/cavalgada-do-circuito-das-frutas-reafirma-espetaculo-do-turismo-rural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original