Solenidade cívica marca 96º aniversário do 12º GAC

Publicada em 15/10/2015 às 14:09

O cenário era perfeito para a solenidade especial. Sob o manto do céu anil, contrastado com o verde da área às margens da Rodovia Anhanguera e o sol escaldante, típico de verão em plena primavera, a entoação incisiva do Hino Nacional foi o cartão de visita da cerimônia comemorativa ao 96º aniversário a do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Grupo Barão de Jundiahy, na manhã desta quinta-feira (15).

Diante de autoridades militares e civis, além de convidados especiais, como um grupo de crianças do projeto “Força do Esporte”, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, comandante do 12º GAC, fez o acalorado discurso sobre a história do grupo criado por decreto em 18 de outubro de 1919.

LEIA TAMBÉM
GM apresenta recorde de apreensões de drogas
Prefeito recebe convite para presidir solenidade do Exército

Autoridades prestigiaram cerimônia desta quinta-feira no quartel do 12º GAC

Autoridades prestigiaram cerimônia desta quinta-feira no quartel do 12º GAC

Mendes passeou com palavras por toda trajetória que a unidade do Exército, em Jundiaí, transpôs. Desde sua fundação, novas denominações e homenageou antigos comandantes, como o tenente-coronel Pompeu da Silva Loureiro, líder pioneiro do então 2º Grupo de Artilharia de Montanha.

O tenente-coronel lembrou que a designação atual, 12º Grupo de Artilharia de Campanha, só veio em 1972, no comando do coronel Alberto Abreu Santa Rita. “Hoje comemoramos com alegria e orgulho mais um aniversário de criação de nosso Grupo Barão de Jundiahy. Que esta data sirva para ratificarmos o propósito de empenharmo-nos com todas as nossas forças na busca, cada vez maior, de nossa profissionalização plena com vistas à defesa de nossa soberania, com o povo livre e confiante no futuro do Brasil”, exaltou o tenente-coronel Messias.

O comandante também fez elogios à tropa, que participou da formatura. “Vocês são os continuadores de uma obra, sempre eficiente na instrução, na disciplina, no trabalho e nas missões que lhes couberem”, disse.

 Grupo de 200 soldados desfilaram diante dos convidados durante solenidade


Grupo de 200 soldados desfilaram diante dos convidados durante solenidade

O coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires de Carvalho, que representou o prefeito Pedro Bigardi na solenidade desta quinta-feira, disse que a presença do 12º GAC traz notoriedade a Jundiaí. “O Exército é um grande aliado na proposta de integração da política de segurança pública colocada em prática pelo prefeito Pedro Bigardi. Um grande parceiro da Prefeitura e importante na soberania nacional”, comentou.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, o coordenador do Procon, Adilton Garcia, e o vereador José Dias também estiveram na solenidade de aniversário 12º GAC.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/15/solenidade-civica-marca-96o-aniversario-do-12o-gac/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original