2º Congresso de Saúde Bucal começa nesta quarta (21)

Publicada em 16/10/2015 às 17:44

Depois do sucesso da primeira edição em 2014, a Secretaria de Saúde promove o 2º Congresso de Saúde Bucal de Jundiaí. Este ano, a programação foi ampliada e terá uma noite especial de abertura, nesta quarta-feira (21), com participação de autoridades e palestras de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, lembra que uma das diretrizes da atual administração é ampliar a Estratégia e Saúde da Família (ESF), o que inclui a ampliação das equipes de saúde bucal presentes na atenção básica. E o objetivo do congresso é justamente valorizar os profissionais da saúde bucal, além de qualificar o atendimento para a população.

Confira a programação completa do Congresso

LEIA TAMBÉM
Prefeitura promove o Dia Mundial da Alimentação
Agentes de saúde participam de capacitação em saúde bucal

No ano passado, evento reuniu profissionais de várias cidades da região

No ano passado, evento reuniu profissionais de várias cidades da região

“Esse evento possibilita um canal entre as políticas públicas e os profissionais que estão na ponta, em contato direto com o paciente”, ressalta o secretário. O evento segue até 23 (sexta-feira) e será realizado no auditório do Ciesp (av. Navarro de Andrade, s/nº, Vila Hortolândia).

O congresso é aberto aos profissionais dos municípios da região. No ano passado, recebeu participantes de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, entre outros. “Um dos destaques da programação é 1º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal dos municípios que fazem parte do Conselho dos Gestores Regionais de Jundiaí”, destaca Casarin.

Outro destaque são as palestras na noite de abertura, na quarta-feira (21), a partir das 19h30. A coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rozângela Camapum, falará sobre o cenário nacional da saúde bucal e, na sequência, a coordenadora da área técnica em Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Tricoli, debaterá as perspectivas no Estado de São Paulo.

Rede
Em Jundiaí, o setor de saúde bucal prioriza, na atenção básica, o atendimento de crianças e adolescentes, gestantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de doenças crônicas. Além da atenção básica, que está presente em 28 das 37 unidades de saúde, o setor conta ainda com a atenção secundária no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e promove campanhas preventivas nas escolas e também visitas domiciliares no caso de pacientes de pouca mobilidade.

Na atenção terciária (de urgências e emergências), o setor também conta com equipes no pronto-atendimento PA Central 24 Horas e está com espaços reservados no novo sistema descentralizado, começando pela UPA Novo Horizonte.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/16/2o-congresso-de-saude-bucal-comeca-nesta-quarta-21/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original