Cinco escolas municipais já contam com projeto de canto coral
Publicada em 16/10/2015 às 14:55A quadra da escola municipal Professor Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima, uma vez por semana se transforma em palco para cerca de 120 alunos, que formam o grupo de canto coral da unidade. O projeto é uma novidade da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvido por meio do Núcleo de Arte, Educação e Cultura.
O coral da “Fornari” foi montado há um mês. Participam estudantes de classes do segundo, terceiro e sexto anos. “É um projeto piloto que está sendo desenvolvido nesta e em outras quatro Emebs. A ideia é proporcionar o desenvolvimento integral do aluno. A linha mestra é um fazer musical reflexivo, no qual os estudantes são convidados a desempenhar papel ativo, proporcionando oportunidades para o seu desenvolvimento musical, intelectual e social”, explica a coordenadora do Núcleo de Arte, Educação e Cultura, Flávia Regina Ramos de Oliveira.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí é ‘muito efetiva’ para Tribunal de Contas
Inscrições para o Centro de Línguas vão até segunda (19)
Educação abre inscrição de professores para escala rotativa
Simpósio de Educação: 13 minicursos são realizados na Argos
A diretora da escola, Marjorie Bolognani, destaca que a criação de um coral era um anseio da comunidade escolar. “Além de ofertar arte de boa qualidade aos estudantes, o objetivo ao ter esse projeto é elevar as crianças culturalmente. É de extrema importância esse contato com o belo, com a estética, a ética, a organização, que são valores que buscamos desenvolver na educação. O coral é um projeto de arte significativo e acessível a todos, porque precisa só da voz”, acrescenta.
Evolução
Quem chega à escola nos dias do ensaio fica encantado ao ouvir as crianças. Apesar do pouco tempo de criação do grupo de canto coral, os alunos já sabem ler partituras e trabalhar com a voz. O projeto conta com o professor regente, Adriano Vieira, os professores orientadores de musicalização, Gisele Mataveli e Daniel Roza, e a professora de arte, Mariana Benati.
A aluna Beatriz Alcantara Martins, de 11 anos, conta orgulhosa que nunca tinha participado de um coral e que, neste pouco tempo, adquiriu muitos novos conhecimentos. “É a primeira vez e eu já aprendi os agudos e os graves.”
Davi dos Santos Castro, 12 anos, é outro aluno que está se divertindo e aproveitando a oportunidade. “É uma aula diferente que desenvolve a nossa voz. Eu nunca cantei e estou gostando muito. Minha mãe também está adorando.”
O projeto também é desenvolvido nas Emebs Professora Anna Pontes Chagas, no Jardim América, Professora Cléo Nogueira Barbosa, no Parque Almerinda Chaves, Professora Odila Richter, no bairro Bom Jardim, e Professor Anézio de Oliveira, na Vila Marlene.
Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original