Jogos Abertos: Barretos ameaça desistir de sediar competição

Publicada em 22/10/2015 às 15:36

Jundiaí já confirmou que não vai participar dos 79º Jogos Abertos do Interior (JAI), mas agora quem também não vê como atender a decisão anunciada na última quinta-feira (15) pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo é a nova cidade-sede, Barretos.

A cidade alega não ter condições físicas e financeiras para abrigar o evento e que não confirmou a disponibilidade de ser sede ao Estado. De acordo com o secretário de Esportes do município, Guilherme Ávila, Barretos só vai abrigar o evento caso o governador Geraldo Alckmin libere uma verba extra para o município conseguir receber todos os cerca de 20 mil atletas participantes.

LEIA TAMBÉM
Data dos Abertos impossibilita participação de Jundiaí
Festival de Carrinho de Rolimã mescla brincadeira e solidariedade
‘Crack, É Possível Vencer’ é discutido com diretores de escolas estaduais

 Cristiano Lopes com o troféu dos Jogos Regionais: organização perfeita do evento

Cristiano Lopes com o troféu dos Jogos Regionais: organização perfeita do evento

Sem estrutura local suficiente, eles teriam de alugar hotéis, inclusive de cidades vizinhas, para acomodar todos os participantes dos Jogos, além de adaptar o Parque do Peão para o evento esportivo. As escolas na cidade possuem poucas salas de aula e os salões de clubes e chácaras estão todos ocupados com as festas de final de ano e formaturas.

Em Jundiaí, o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, reconhece a dificuldade da organização dos Jogos. “Para se organizar um evento da magnitude dos Abertos, é quase impossível fazer tudo bem feito em um período de pouco mais de um mês. Para os Regionais, que não tivemos tantos atletas, ficamos um ano e meio trabalhando sem parar, para oferecer um evento de qualidade. Reconhecemos os obstáculos para a realização desta edição dos JAI“, explicou Cristiano.

Além de Barretos, os Jogos Abertos de 2015 já mudaram duas vezes de sede. No dia 21 de setembro, Ribeirão Preto desistiu do evento. A prefeitura comunicou que por decisão judicial não poderia paralisar as aulas para utilização das instituições de ensino. A desobediência ao mandado custaria 50 mil reais por dia de competição.

Depois disso, foi cogitada a mudança do evento para São Bernardo do Campo, mas a cidade também não confirmou sua disposição em realizar o evento.

A data programada inicialmente para realização dos Abertos era de 26 de outubro a 7 de novembro. Pela nova decisão da Secretarias de Esportes do Estado, os Jogos seriam de 31 de novembro a 12 de dezembro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/22/jogos-abertos-barretos-ameaca-desistir-de-sediar-competicao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original