Prefeito abre 2º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal

Publicada em 22/10/2015 às 16:07

Com a presença do prefeito Pedro Bigardi, teve início na noite dessa quarta-feira (21) o 2º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal. O evento prossegue nesta quinta (22) e sexta-feira (23), durante todo o dia, na sede do Ciesp, e conta com a participação de profissionais da saúde bucal das redes públicas e privada de Jundiaí e de diversos municípios da região, como Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira e Jarinu.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito destacou a importância do evento, especialmente para os profissionais da área e para a população. “Um dos principais objetivos do congresso é fazer a integração dos profissionais e dos gestores. Além de discutir e aprimorar as ações públicas e promover discussões e aprofundamento dos temas ligados à saúde bucal. Isso é imprescindível para avançarmos cada vez mais nas políticas públicas na cidade”, reforçou Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Congresso de Saúde Bucal termina nesta sexta-feira (23)

Prefeito destacou a importância do evento

Prefeito destacou a importância do evento

O prefeito também lembrou a premiação de Jundiaí no Programa Brasil Sorridente. No ano passado, a cidade foi a primeira colocada no Estado de São Paulo e a quinta no Brasil, na categoria dos municípios com mais de 300 mil habitantes. “Isso só foi possível graças ao trabalho que vocês, dentistas, assistentes e auxiliares, realizam junto à população.”

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, aproveitou o encontro para enumerar algumas ações e investimentos que vêm sendo realizados na cidade na área da saúde bucal e reafirmar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS trouxe outra visão sobre a saúde bucal dentro do sistema público de saúde. Jundiaí tem um quadro importante de dentistas na atenção básica e pretendemos ampliar ainda mais o quadro desses profissionais na Estratégia e Saúde da Família”, afirmou.

Rede pública
Além do atendimento na rede de atenção básica, Jundiaí também conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), atendimento de urgência 24 horas no Pronto-Atendimento (PA) Central e ações de prevenção nas escolas municipais. “Temos ainda previsão de ampliar o atendimento nas unidades de saúde, entre elas Vila Rami, Tarumã, Jardim Esplanada e Jardim do Lago, e nas UPAs, que serão entregues em breve”, pontuou Casarin.

Outro dado que chama a atenção é o aumento no número de atendimentos odontológicos na rede pública. Na atenção básica, em 2014 foram realizados quase 70 mil atendimentos, e a previsão para este ano é atender 10% a mais em comparação ao ano passado. Já na atenção especializada, em 2014 o crescimento foi de 20% em relação a 2013, e este ano, a previsão é de aumento de 10% em comparação ao ano passado. “Em dois anos e meio, a Prefeitura de Jundiaí duplicou a cobertura das equipes de saúde bucal na cidade”, complementou o secretário.

Abertura contou com participação de Fernanda Tricoli, representante do Governo Estadual

Abertura contou com participação de Fernanda Tricoli, representante do Governo Estadual

O resultado dos investimentos e ações tem reflexo direto no índice de extrações dentárias. O percentual vem caindo ano a ano. Em 2013, foi de 6,81% e em 2014, 4,47%. “Este ano vai cair ainda mais. Isso significa mais qualidade de vida para as pessoas”, destacou Casarin.

Para encerrar a cerimônia de abertura, a coordenadora da área técnica em Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Tricoli, falou sobre as perspectivas da saúde bucal no Estado de São Paulo.

Participaram ainda Normando da Silveira Camargo Júnior, representando o Conselho Regional de Odontologia (CRO), José Antônio Kachan Júnior, presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), e Jane Rodrigues, representando a Escola de Governo e Gestão de Jundiaí.

Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/22/prefeito-abre-2o-congresso-jundiaiense-de-saude-bucal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original