Congresso de Saúde Bucal termina nesta sexta-feira (23)

Publicada em 22/10/2015 às 18:07

O presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Marco Antonio Manfredini, abriu a programação desta quinta-feira (22) do 2º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da secretaria de Saúde. O evento segue até esta sexta-feira (23), no Ciesp (av. Navarro de Andrade, s/nº, Vila Hortolândia).

Manfredini falou sobre os modelos de atenção em rede e destacou a integralidade e a expansão das equipes de saúde bucal em todo o Brasil. Segundo ele, atualmente são mais de 24 mil equipes de saúde bucal atuando em todo o País, presentes em cerca de 5 mil municípios. Além disso, 60% dos brasileiros têm acesso a água fluoretada.

LEIA TAMBÉM
Caminhada Rosa está marcada para este domingo (25)
Prefeito abre 2º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal
‘Crack, É Possível Vencer’ é discutido com diretores de escolas estaduais

 Marco Manfredini falou sobre os modelos de atuação em rede

Marco Manfredini falou sobre os modelos de atuação em rede

“Em São Paulo, esse índice é bem maior: 98% da população tem cobertura de fluoretação da água. Para se ter ideia, nos Estados Unidos a cobertura é de 63% da população”, comparou.

Outro avanço importante, destacou Manfredini, foi o acesso dos brasileiros ao dentista. Em todas as regiões houve queda no número de pessoas que nunca foram ao dentista. No Sudeste, o índice hoje é de 8%. O índice CPOD (cárie, perda e obturação por dente) aos 12 anos também caiu nas últimas duas décadas. Em 1986, era de 6,65 e em 2010, de 2,07.

Encontro de coordenadores reuniu representantes da região e do Estado

Encontro de coordenadores reuniu representantes da região e do Estado

Na avaliação de Manfredini, todos esses avanços são resultado do trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estima-se que hoje um em cada três dentistas brasileiros atendem no SUS”, informou.

Nesta quinta-feira (22), um dos destaques da programação foi o 1º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal dos municípios que fazem parte do Conselho dos Gestores Regionais de Jundiaí. O encontro foi conduzido pela coordenadora da área técnica em Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Tricoli.

“A ideia desse encontro é reunir os coordenadores da região e passar para o Estado as dificuldades que os municípios estão enfrentando, aproximando as duas esferas”, destacou o coordenador de Saúde Bucal de Jundiaí, Luiz Carlos Miyashiro.

A quinta-feira ainda teve as palestras “Atuação Multidisciplinar: Otorrinolaringologista, Cirurgião-dentista”, com Diogo Luiz Pereira da Silva, médico, residência médica em otorrino, pós-graduado em medicina do trabalho e do sono; e “Acolhimento com classificação de risco”, com Célia Regina Sinkoc, cirurgiã-dentista de Amparo (SP), Ana Cláudia Morandini Sanches, cirurgiã-dentista e gerente da ESF Vila Ana, e Evely Sartorti da Silva, cirurgiã-dentista da UBS Tulipas.

  • O congresso termina nesta sexta-feira (23). Confira a programação:

    Às 9h – Palestra “Regulação em Saúde Bucal”, com Tiago Texera, diretor da DRAAC da secretaria de Saúde de Jundiaí; Camila Padula, coordenadora da Atenção Especializada de Jundiaí; e Rosana de Vito, chefe da Divisão de Odontologia Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo;
  • Às 13h30 – Palestra “Disfunção temporomandibular e dor orofacial: aspectos de interesse para o cirurgião-dentista”, com Sérgio Moura Guimarães, dentista e professor assistente do Departamento de Dor Orofacial da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e dos cursos de pós-graduação em DTM e DOF da Faculdade de São Leopoldo Mandic;

Sala 1

  • Às 13h30 – Palestra “A atuação do auxiliar em saúde bucal na atenção à saúde integral e na equipe”, com Andreia Pinto de Souza, Suiany Maria Ferreira Coppi, Grazziela Camargo Brandt e Ana Cláudia Morandini Sanches.

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/22/congresso-de-saude-bucal-termina-nesta-sexta-feira-23/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original