Prefeitura realiza exames periódicos para servidores

Publicada em 28/10/2015 às 12:16
Reinaldo e Mary destacam a importância da realização dos exames

Reinaldo e Mary destacam a importância da realização dos exames

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da secretaria de Gestão de Pessoas, iniciou recentemente um programa para realização de exames médicos periódicos dos servidores públicos. Esses exames são obrigatórios por lei e estão sendo realizados em todas as secretarias da Prefeitura, para cargos operacionais, administrativos e outros.

Os exames são específicos para cada cargo, levando em conta a atividade exercida. A empresa Asometra Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho é responsável pela realização dos exames e está atendendo em torno de 10 a 12 servidores por dia. No total, já foram feitos aproximadamente 900 exames, com os quais os servidores não têm nenhum tipo de despesa.

Até agora, os servidores da Guarda Municipal, Serviços Públicos, Obras e Transportes já foram contemplados com os exames, que vão atender a todos os funcionários. A realização desses exames faz parte do plano de metas da atual administração no que tange à valorização do servidor, pois há muitos anos não estavam sendo realizados.

LEIA TAMBÉM
Servidores participam de palestra sobre alcoolismo
Educação abre inscrição de professores para escala rotativa

A secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, acredita que os exames periódicos incentivam os servidores a cuidarem da saúde. “Muitas vezes, o funcionário descobre algum problema de saúde durante os exames periódicos, como diabetes, por exemplo. É importante que o diagnóstico desses problemas seja precoce, pois o tratamento aumenta as chances de recuperação e ainda evita que o servidor se afaste do trabalho em licenças médicas”, concluiu.

Segundo o diretor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura, o engenheiro Reinaldo de Souza e Silva, todos os servidores vão passar pelos exames. “Funcionários operacionais demandam maior número de exames do que trabalhadores da área administrativa”, informou.

Os exames são realizados conforme programa específico de saúde ocupacional, e vão desde exames laboratoriais, de imagem e audiometria a eletroencefalograma, eletrocardiograma, entre outros.

Esse Programa de Segurança e Saúde do Trabalho visa garantir as ações necessárias à promoção da saúde e à prevenção de doenças, além de prevenir os acidentes de trabalho, assim como garantir a melhor qualidade de vida e a melhoria da produtividade profissional.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/28/prefeitura-realiza-exames-periodicos-para-servidores/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original