Embalagens de agrotóxicos são alvo do ‘Campo Limpo’

Publicada em 04/11/2015 às 13:02

A Prefeitura de Jundiaí promove na quinta-feira (12) uma nova edição do programa Campo Limpo, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que incentiva a devolução anual de embalagens de agrotóxicos usadas por produtores rurais.

Aberto a moradores de cidades vizinhas, o trabalho será das 8h às 15h, no Pátio da Igreja da Roseira, na avenida João Batista Spiandorello 2130 (antiga estrada da Roseira) na região do Caxambu.

“Essa iniciativa evita que os produtores que usam esses insumos precisem seguir até outras cidades para realizar esse trabalho”, explica o secretário Marcos Brunholi, da Agricultura, Abastecimento e Turismo.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura prepara eventos natalinos com concursos
Jundiaí brilha entre as cidades do festival Sabor de São Paulo

Evento promove a devolução de embalagens

Evento promove a devolução de embalagens

As embalagens têm de ser separadas por tipo (plástico, flexível, galão, litro e tampas), colocadas em sacos plásticos, que precisam ser identificados com informação sobre a quantidade de embalagens.

O produtor rural deve fazer ainda a tríplice lavagem nas embalagens plásticas e, além disso, não pode haver resíduos de produtos. Todo o material recolhido no programa Campo Limpo será encaminhado para empresa especializada pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp).

O Campo Limpo é também uma ação preventiva, já que manter essas embalagens nas propriedades pode contribuir para a proliferação de diversas doenças. Por conta disso, há um procedimento especial para levar as embalagens até o ponto de descarte.

No entanto, maior importância da ação está na prevenção de problemas ao meio ambiente (assim como à saúde dos agricultores e da comunidade em geral).

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo tem parceria nesse esforço com a Associação Agrícola de Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/04/embalagens-de-agrotoxicos-sao-alvo-do-campo-limpo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original