Prefeito entrega a jovens certificado de dispensa do serviço militar

Publicada em 04/11/2015 às 17:51

O simbolismo de ter em mãos o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é definido pelos 700 jovens que estiveram no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, na manhã desta quarta-feira (4), como uma espécie de divisor de águas.

Além do sentimento do dever cumprido com as obrigações militares e da demonstração de civismo e amor à Pátria, a cerimônia marcada pelo juramento feito diante da Bandeira Nacional ao som da Banda São João Batista trouxe a certeza de que a adolescência ficou para trás e que foi aberta a porta para o mundo adulto, repleto de desafios, objetivos e compromissos.

LEIA MAIS
Habitação no Jardim Novo Horizonte tem avanços
GGIM discute ações de segurança em encontro do Conseg

Pedro Bigardi entrega o certificado a Lucas, primeiro a ser chamado

Pedro Bigardi entrega o certificado a Lucas, primeiro a ser chamado

E essa certeza ficou ainda mais nítida após as palavras do prefeito Pedro Bigardi, presidente da Junta de Serviço Militar de Jundiaí.

Ele ressaltou a importância dos serviços prestados pelo Exército à sociedade e seu significado de civismo e amor à pátria, amor pelo Brasil. “Vocês podem não ter servido o Exército, mas serão soldados para sempre. Dentro das atribuições de cada um, vamos zelar, respeitar e proteger o nome e a história do País”, disse o prefeito.

Bigardi parabenizou o grupo e desejou boa sorte a todos em seu discurso. “Que vocês, nessa nova fase de suas vidas, possam ser felizes, que trilhem seus caminhos com sucesso e, mais importante, que não se esqueçam que são soldados do Brasil”, falou o prefeito sob aplausos. Coube a Bigardi entregar o primeiro certificado de dispensa ao jovem Lucas Canhoello.

“Realmente é importante receber o certificado e, pessoalmente, me sinto preparado para os desafios que estão por vir. Receber o documento das mãos do prefeito foi uma honra”, comentou o jovem, que pretende estudar Letras.

A cerimônia desta quarta teve a presença de autoridades militares e civis. Simbolicamente, cada um dos convidados que formaram a mesa entregou um certificado. Depois, todos os demais jovens foram contemplados.

Ao todo, 700 jovens receberam a dispensa nesta quarta-feira

Ao todo, 700 jovens receberam a dispensa nesta quarta-feira

Além do prefeito Pedro Bigardi, a mesa reuniu o 1º tenente Marcos José da Silva, delegado da 19ª Delegacia do Serviço Militar, que dirigiu a cerimônia; o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC); o 1º tenente do Batalhão de Infantaria Leve (BIL), de Campinas, Severino Justino Felipe; o comandante do 49° Batalhão da Polícia Militar (BPMI), Reinaldo Eliseu Giardano Gomes; o sargento do Corpo de Bombeiros Ghoren Vedovelli; a doutora Elisete Reynaldo, da Delegacia Seccional da Polícia Civil de Jundiaí; o representante da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Eliézer Barbosa da Silva; e o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz.

A solenidade reuniu jundiaienses nascidos no ano de 1997 e que foram dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial por excesso de contingente.

A secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Alan Piccolo, o diretor da Divisão de Trânsito, Thiers Costa Marques Neto, o diretor do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Paulo Santana, o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior, o vereador José Carlos Ferreira Dias, além dos capitães Marcos Preterotto e Valdir Testa também estiveram no evento.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/04/prefeito-entrega-certificado-de-dispensa-do-servico-militar-a-jovens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original