Campanha ‘Novembro Azul’ conscientiza sobre saúde do homem

Publicada em 05/11/2015 às 17:55

A Secretaria de Saúde promove neste mês a Campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar medidas de promoção de saúde e prevenção de doenças que, se realizadas com regularidade, podem evitar muitos agravos que acometem essa população, especialmente na faixa etária a partir dos 50 anos.

Assim como no Outubro Rosa, o prédio do Paço Municipal vai estar iluminado, desta vez de azul, durante todo o período para chamar a atenção da população sobre a campanha. O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, explica que a campanha Novembro Azul, pautada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, concentra ações sobre a saúde do homem e seu bem-estar social, emocional e físico.

“Embora o mês de novembro seja tratado como um período especial para a saúde do homem, as ações ocorrem permanentemente em todos os serviços de saúde, abordando temas relacionados ao estímulo a hábitos saudáveis e combate à obesidade, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva. Além das principais patologias que acometem a população masculina, como a hipertensão arterial, o diabetes, doenças cardiovasculares e, especialmente, o câncer de próstata”, destaca o secretário.

LEIA TAMBÉM
Ação marca Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Campanha de prevenção à tuberculose segue até segunda (16)

Iluminação especial no Paço Municipal chama atenção para a campanha

Iluminação especial no Paço Municipal chama atenção para a campanha

A doença, explica Casarin, caracteriza-se na maioria dos casos como um câncer de crescimento lento em idades avançadas. Por isso, os serviços de saúde e, principalmente os homens, devem estar atentos aos principais sintomas apresentados, como micção frequente; fluxo urinário fraco ou interrompido; impotência; vontade de urinar frequentemente à noite; sangue no líquido seminal; dor ou ardor durante a micção; fraqueza ou dormência nas pernas ou pés; sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; e perda do controle da bexiga ou intestino (devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal).

Dessa forma, os homens são encaminhados para a realização do exame do PSA, exame de sangue realizado para identificar níveis altos de PSA, que podem indicar a presença do câncer de próstata. Contudo, os níveis de PSA também podem estar alterados em função de outros fatores, como o aumento da glândula ou a presença de inflamação. Por isso, as alterações detectadas a partir do exame do PSA podem ser sucedidas pelo exame de toque retal, se tal necessidade for constatada.

“Nas últimas décadas conquistamos avanços importantes no combate ao câncer, com tratamentos modernos bem mais efetivos. Por isso, procure sua unidade de saúde. Com orientações qualificadas e adequadas, nossos profissionais de saúde irão ajudá-lo a identificar os principais sinais e sintomas, possibilitando um diagnóstico precoce, aumentando muito as chances de cura”, orienta Casarin.

A doença
O câncer de próstata é o câncer mais frequente e uma das principais causas de morte por câncer em homens no Brasil e no mundo. O principal fator de risco para a doença é a idade, visto que é considerado um câncer da terceira idade – cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O risco também é maior entre homens que tenham história familiar da doença, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos.

Além do histórico familiar, evidências também mostram que dietas ricas em carnes vermelhas ou laticínios ricos em gordura podem aumentar o risco de ter câncer de próstata.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/05/novembro-azul-conscientiza-sobre-saude-do-homem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original