Campanha de prevenção à tuberculose segue até segunda (16)

Publicada em 03/11/2015 às 15:49

A médica Sandra Ervolino destaca importância do diagnóstico precoce

A médica Sandra Ervolino destaca importância do diagnóstico precoce

Segue até a segunda-feira (16) a campanha de prevenção à tuberculose, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. A ação é alusiva ao Dia Nacional ao Combate à Tuberculose, celebrado em 17 de novembro.

Neste período, as unidades de saúde nos bairros e a equipe responsável pelo Programa Municipal de Controle Contra Tuberculose vão intensificar a busca ativa por pacientes com sintomas da doença na cidade, principalmente aqueles com tosse persistente por mais de duas semanas.

Segundo a médica Sandra Ervolino, responsável pelo programa, esta é a segunda campanha neste ano – a primeira foi em março – e o objetivo é chamar a atenção da população e identificar pacientes com sintomas para fazer o diagnóstico precoce, evitando a forma mais grave da doença e os casos de morte.

LEIA TAMBÉM
Congresso de Saúde Bucal reúne 300 profissionais
Ação marca Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Quanto antes a doença for diagnosticada, maior a chance de sucesso do tratamento e menos gente fica exposta. Apesar de grave, a tuberculose tem cura”, frisa Sandra. A médica destaca ainda que, além das campanhas, os exames de tuberculose podem ser feitos durante o ano inteiro, em toda a rede municipal de saúde.

O principal sintoma da doença é a tosse por mais de duas semanas. Outros sintomas são febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e fraqueza. “Em caso de suspeita, é só procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame”, explica a médica.

Em 2014, foram notificados 79 casos novos da doença na cidade, com 93,7% de cura. “Só conseguimos alcançar esse índice graças ao trabalho de todos os profissionais da área da saúde, de toda a rede municipal e particular. Sem eles não há programa que dê resultado”, destaca Sandra.

Um aliado importante, segundo a médica, foi o aparelho GeneXpert, que faz o diagnóstico em 2 horas. No teste tradicional, o resultado demora de 45 a 60 dias. Jundiaí foi contemplada com a tecnologia em 2014. Outro diferencial do programa é o trabalho realizado pelas unidades de saúde (UBSs e ESFs) nos bairros. Os profissionais da rede realizam o tratamento supervisionado para evitar o abandono, o que é comum entre os pacientes com a doença, pois o tratamento é longo.

Doença
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. O principal sintoma é a tosse durante mais de duas semanas, indicando comprometimento pulmonar. Mas outros órgãos podem ser atingidos. Entre os fatores estão condições precárias de moradia, uso excessivo de corticoides (comum em casos de artrite), imunodepressão, tabagismo e até mesmo o trabalho profissional em saúde. A doença exige um período de tratamento que varia de seis meses a um ano, com acompanhamento médico mensal dos pacientes.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/03/campanha-de-prevencao-a-tuberculose-segue-ate-segunda-16/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original