‘Outubro Rosa’ faz subir em 60% exames de mamografia

Publicada em 06/11/2015 às 14:46

A campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mais uma vez superou as expectativas em Jundiaí. Durante todo o mês de outubro, a rede municipal de Saúde agendou 4.996 mamografias para pacientes da cidade. Em outubro de 2012, foram 1985 exames realizados. O aumento registrado é de 60%

Para o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, a campanha mostrou a importância da realização de ações que chamem a atenção para o assunto. A informação é uma das principais aliadas na prevenção e detecção precoce de doenças como o câncer de mama.

LEIA TAMBÉM
Tudo sobre o Outubro Rosa 2015
Ação marca Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Campanha ‘Novembro Azul’ conscientiza sobre saúde do homem

Casarin destaca a importância dos exames de prevenção

Casarin destaca a importância dos exames de prevenção

“Todas as unidades de saúde da rede pública promoveram uma programação intensa, com diversas atividades, palestras, passeios e outros eventos, e tivemos grande participação da comunidade, o que garantiu o sucesso da campanha. Mas isso só foi possível graças ao empenho das equipes de saúde. Agradeço a todos”, destacou o secretário.

O secretário lembra que o câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres em todo o mundo e reforça a importância da realização do exame de mamografia. “O câncer de mama pode ser tratado e o índice de cura é alto desde que a detecção seja precoce”, frisa Casarin.

Durante a campanha, o prefeito Pedro Bigardi lembrou que poucas cidades têm uma campanha tão forte e tão ativa como Jundiaí. “Desde 2012, o número de diagnósticos preventivos realizados vem aumentando cada vez mais na cidade. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Isso é fruto das campanhas de conscientização e prevenção”, afirmou.

O sistema público de saúde em Jundiaí disponibiliza 2,5 mil exames preventivos por mês, e não há fila de espera.

Ascensão
Os números mostram o impacto positivo da campanha. Em 2012, no mês de outubro, foram agendadas 1.985 mamografias. Em 2013, esse número saltou para 3.250. No ano passado, foram 3.485 solicitações no mês. E este ano, quase 5 mil.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/06/outubro-rosa-agenda-quase-5-mil-mamografias-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original