Jundiaí é convidada para nova parceria com Alemanha
Publicada em 09/11/2015 às 16:50Os avanços no tratamento de resíduos sólidos, promovidos por determinação do prefeito Pedro Bigardi, chamaram a atenção do município alemão de Deutsch Evern. Por conta disso, Jundiaí foi convidada a participar, na quinta (19) e sexta-feira (20), da conferência “Parcerias Municipais com a América Latina e Caribe”, na cidade de Frankfurt, na Alemanha. No encontro, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, vai conhecer detalhes da proposta de cooperação com o município alemão, relacionada a questões climáticas.
O evento é organizado pela Engagement Global/Centro de Serviços para os Municípios em um só Mundo, em cooperação com o Fórum Para Desenvolvimento Internacional e Finep. De acordo com Aguinaldo, o convite partiu do município alemão. “Conseguimos transmitir credibilidade por toda a seriedade que o governo Pedro Bigardi tem com a questão dos resíduos sólidos. Isso tem chamado a atenção dos municípios alemães. Nossa vontade de aprender e compartilhar conhecimento no Brasil tem nos feito avançar.”
LEIA TAMBÉM
Resíduos Sólidos: e-book está disponível para download
Prefeitura realiza encontro municipal de agricultura urbana
Especialistas conhecem na FGV a gestão dos resíduos de Jundiaí
Fiscais da Secretaria de Serviços Públicos passam por capacitação
A conferência tem como objetivo promover cooperações municipais e o intercâmbio entre as cidades. É direcionado a governos de países latino-americanos, caribenhos e da Alemanha interessados em estabelecer parcerias ou promover o que já existe. Além disso, a conferência vai contar com atores da sociedade civil e representantes políticos das regiões participantes.
Aguinaldo lembra que o projeto I-Nopa, de gestão ecoeficiente de resíduos sólidos, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Universidade de Braunschweig, PUC Rio de Janeiro, DBFZ, CREED, TUBS, GIZ, e o desempenho de Jundiaí no tratamento dos resíduos é o que chama a atenção. “Jundiaí é olhada como uma cidade na qual as sementes plantadas dão frutos. Testamos tecnologias, qualificamos funcionários, realizamos eventos, aprimoramos a gestão. Muita coisa mudou em pouco mais de dois anos e meio.”
Todos os custos da viagem são pagos pela Engagement Global/Centro de Serviços Para os Municípios em Um Só Mundo.
Luana Dias
Foto: Arquivo PMJ
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
07/09/2023
Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023
Baixe as fotos desta notícia na resolução original