Neto de Marcos Gasparian participa de evento na Emeb

Publicada em 12/11/2015 às 14:46

No ano em que está comemorando 60 anos de existência, a escola municipal Marcos Gasparian, no Centro, recebeu uma visita ilustre: o neto do fundador e patrono da unidade. Nesta quarta-feira (11), Marcos Gasparian Neto participou de um evento comemorativo na Emeb, que também contou com a presença do secretário de Educação, José Renato Polli, além de ex-professores, ex-diretores, ex-alunos e ex-funcionários da fábrica São Jorge.

No pátio, emoção se misturava com saudosismo e alegria. Cada um tinha uma história diferente para contar diante das dezenas de fotografias, recortes de jornais e documentos que compõem uma exposição com a história do local.

“A minha mãe, em 1955, resolveu que era hora de montar uma escola para que os filhos dos funcionários da nossa fábrica tivessem um local próximo para estudar. Hoje, depois de tantos anos, é uma emoção ver que tudo continua em pé, que a escola resistiu ao tempo e ainda ganhou o nome do meu avô”, comentou Gasparian Neto, que estava acompanhado de sua esposa, Maria Helena Gasparian, e de João Massa, um dos primeiros trabalhadores da fábrica.

LEIA TAMBÉM
Alunos do Centro de Línguas participam de aula especial
Educadores participam de palestra do ‘Crack é Possível Vencer’
Educação reúne professores em mais uma edição do ‘Papo EJA’

Gasparian Neto e a mulher vieram de Tatuí para participar da homenagem

Gasparian Neto e a mulher vieram de Tatuí para participar da homenagem

O neto do patrono veio de Tatuí especialmente para a atividade, que integra a programação do sexagenário da Emeb, iniciada no começo deste ano. “Este é o quinto encontro realizado e é um dos mais especiais, pois estamos recebendo essa visita ilustre. A comunidade escolar e os alunos ficaram empolgados ao saber que o neto do Marcos Gasparian viria até a escola. Nosso objetivo com tudo isso é mostrar para as crianças o quanto é importante ir em busca das raízes para entender e valorizar a história. Estamos resgatando a trajetória da unidade sob o olhar de quem passou por aqui”, destacou a diretora da Emeb, Conceição Bernadete Pontes.

Encontro reuniu ainda ex-professores e ex-alunos da escola

Encontro reuniu ainda ex-professores e ex-alunos da escola

Para o secretário de Educação, José Renato Polli, que também é historiador, esse aniversário é importante não apenas para a escola, mas para todo o município. “Essa é uma das escolas mais tradicionais de Jundiaí. Aqui passaram muitas pessoas que hoje fazem parte da educação da cidade. É uma alegria e satisfação participar dessa comemoração, desse projeto. É importante preservar toda essa história.”

A próxima atividade está marcada para o dia 5 de dezembro. Vai ser um encontro de ex-alunos.

Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/12/neto-de-marcos-gasparian-participa-de-evento-na-emeb/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original