Sindicato das Construtoras de Fortaleza (CE) conhece Geresol
Publicada em 13/11/2015 às 16:18Representantes do Sindicato das Construtoras (Sinduscon), de Fortaleza (CE), visitaram nesta sexta-feira (13) o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) de Jundiaí. O foco foi conhecer o tratamento dos resíduos da construção civil no município, sistema de controle de caçambas e reaproveitamento do material reciclado em obras públicas.
Todos foram recebidos pelo assessor da Secretaria de Serviços Públicos, Gilberto Valverde, que explicou os processos e investimentos realizados no local, por determinação do prefeito Pedro Bigardi, executados por meio do secretário Aguinaldo Leite.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí é convidada para nova parceria com Alemanha
Jardim Botânico aprova ampliação de áreas na Câmara
Resíduos Sólidos: e-book está disponível para download
Valverde destacou que recentemente foi instalada uma esteira de triagem de entulhos. Ainda em fase de adaptação, o equipamento irá deixar para trás a marca de 60% de aproveitamento e saltará para 90%. No local, são produzidas com o reaproveitamento do entulho bica corrida, bica terra, areia, pedrisco, pedra e rachão.
O uso desses itens em obras rendeu à Prefeitura uma economia de mais de R$ 3 milhões em 2014 e até o final de 2015 a economia será ainda maior. “Deixamos de comprar material virgem para as obras”, comentou Valverde.
Os visitantes gostaram do que viram. “Há muita diferença com relação ao Ceará. Tivemos uma recente alteração de lei sobre o assunto e, por isso, estamos buscando e ampliando conhecimento”, destacou a assessora do Sinduscon, Luana Marques.
Segundo ela, o grupo de trabalho que esteve em Jundiaí nasceu no Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil, onde Jundiaí foi citada como referência. “ A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) indicou o Geresol para a visita .”
Também compareceram outros assessores e representantes do Sinduscon Fortaleza.
Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores
-
23/05/2022
Jundiaí terá operação “Cidade Limpa” a partir de 30 de maio
-
17/05/2022
Jundiaí é exemplo em reciclagem de construção civil (RCC)
-
30/04/2022
Importante ligação entre regiões, rua Maceió recebe 3,4 mil metros quadrados de novo asfalto
Baixe as fotos desta notícia na resolução original