Sindicato das Construtoras de Fortaleza (CE) conhece Geresol

Publicada em 13/11/2015 às 16:18

Representantes do Sindicato das Construtoras (Sinduscon), de Fortaleza (CE), visitaram nesta sexta-feira (13) o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) de Jundiaí. O foco foi conhecer o tratamento dos resíduos da construção civil no município, sistema de controle de caçambas e reaproveitamento do material reciclado em obras públicas.

Todos foram recebidos pelo assessor da Secretaria de Serviços Públicos, Gilberto Valverde, que explicou os processos e investimentos realizados no local, por determinação do prefeito Pedro Bigardi, executados por meio do secretário Aguinaldo Leite.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é convidada para nova parceria com Alemanha
Jardim Botânico aprova ampliação de áreas na Câmara
Resíduos Sólidos: e-book está disponível para download

Visita esclareceu processo relacionado à reciclagem e controle de caçambas

Visita esclareceu processo relacionado à reciclagem e controle de caçambas

Valverde destacou que recentemente foi instalada uma esteira de triagem de entulhos. Ainda em fase de adaptação, o equipamento irá deixar para trás a marca de 60% de aproveitamento e saltará para 90%. No local, são produzidas com o reaproveitamento do entulho bica corrida, bica terra, areia, pedrisco, pedra e rachão.

O uso desses itens em obras rendeu à Prefeitura uma economia de mais de R$ 3 milhões em 2014 e até o final de 2015 a economia será ainda maior. “Deixamos de comprar material virgem para as obras”, comentou Valverde.

Os visitantes gostaram do que viram. “Há muita diferença com relação ao Ceará. Tivemos uma recente alteração de lei sobre o assunto e, por isso, estamos buscando e ampliando conhecimento”, destacou a assessora do Sinduscon, Luana Marques.

Segundo ela, o grupo de trabalho que esteve em Jundiaí nasceu no Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil, onde Jundiaí foi citada como referência. “ A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) indicou o Geresol para a visita .”

Também compareceram outros assessores e representantes do Sinduscon Fortaleza.

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/13/sindicato-das-construtoras-de-fortaleza-ce-conhece-geresol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original