Jundiaí recolhe 7.927 embalagens de agrotóxicos

Publicada em 18/11/2015 às 17:52

A Prefeitura de Jundiaí divulgou nesta quarta-feira (18) o balanço da nova ação do programa Campo Limpo, que incentiva a devolução anual de embalagens de agrotóxicos eventualmente usadas por produtores rurais do município. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, foram 7.927 embalagens recolhidas no dia 12 de novembro no pátio da Igreja da Roseira, na região do Caxambu.

“Essa iniciativa evita que os produtores que usam esses insumos precisem seguir até outras cidades para realizar o descarte. Estamos estudando a possibilidade de uma ação ainda mais descentralizada nos bairros rurais nas próximas edições“, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura amplia subsídio agrícola de frutas
Corte da Uva 2016: inscrições vão até quinta-feira (26)
Novidades marcam os preparativos para a Festa da Uva de 2016

A adesão continua sendo considerada muito positiva aos produtores locais

A adesão continua sendo considerada muito positiva aos produtores locais

Para participar, os agricultores separaram as embalagens por tipo (plástico, flexível, galão, litro e tampas), colocadas em sacos plásticos e identificados com informação sobre a quantidade de embalagens. Também foram orientados a fazer a tríplice lavagem nas embalagens plásticas sem resíduos de produtos.

Todo o material recolhido no programa Campo Limpo foi encaminhado para empresa especializada pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp).

O programa também é preventivo, pois manter essas embalagens nas propriedades pode contribuir para a proliferação de diversas doenças. E a maior importância está na prevenção de problemas ao meio ambiente (assim como à saúde dos agricultores e da comunidade em geral).

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/18/jundiai-recolhe-7-927-embalagens-de-agrotoxicos-em-acao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original