Novidades marcam os preparativos para a Festa da Uva de 2016

Publicada em 18/11/2015 às 14:48

Com celebração antecipada para o período de 14 a 31 de janeiro, a Festa da Uva 2016 caminha com novidades nos preparativos pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a comunidade. Entre as inovações – que já podem ser divulgadas – estão a prioridade do Empório Jundiaí para produtos vinculados às rotas turísticas, o estímulo ao Jundiaí Feito à Mão para criações inspiradas em símbolos da cidade e a possibilidade de um novo espumante coletivo no Espaço Vinho & Cultura.

Os preparativos começaram em junho e as reuniões estão sendo intensificadas desde setembro. Mas os detalhes ganharam mais volume em novembro, com a mobilização de todos os setores para o evento.

LEIA TAMBÉM
Bairros discutem seus sabores para a Festa da Uva
Corte da Uva 2016: inscrições vão até quinta-feira (26)
Concurso de fotos da Festa da Uva começa na segunda (23)

A Festa da Uva 2016 vai coincidir com o auge da safra

A Festa da Uva 2016 vai coincidir com o auge da safra

Os concursos para a Corte da Uva, com prêmios de até R$ 5 mil, e de Fotografia, com prêmio que inclui câmara fotográfica profissional, estão em andamento.

No caso dos espaços do Empório Jundiaí, a reorganização feita pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo prioriza produtos típicos feitos por participantes das rotas turísticas, reforçando a conexão entre os projetos de turismo. No caso, tanto aquelas que estão em implantação (Rota da Uva e Rota da Terra Nova) como também em estudo (Rota do Centro Histórico, Rota Eco Japi e Rota da Cultura Italiana).

O artesanato autoral do programa Jundiaí Feito à Mão também deve surpreender os visitantes da 33ª Festa da Uva com criações e novidades, em parte estimuladas voluntariamente a mostrar símbolos da cidade, como a própria uva, os monumentos históricos como a Ponte Torta e outras imagens associadas à cidade, sempre valorizando o trabalho artesanal que envolve o programa.

As reuniões estão intensificadas na chegada da reta final para a festa

As reuniões estão intensificadas na chegada da reta final para a festa

Já no Espaço Vinho & Cultura, que forma a 4ª Expo Vinho, há a possibilidade de produção de um vinho espumante (com uma segunda fermentação especial) pela Cooperativa Agrícola dos Produtos de Vinho, a AVA, como atração extra nos estandes das adegas associadas. A presença do circuito de adegas está confirmada.

Perspectiva
Surgida em 1934 por causa do surgimento da variedade Niagara Rosada (que tornou Jundiaí conhecida nacionalmente como “Terra da Uva”), a festa quase perdeu suas características antes de ser retomada em seu formato comunitário em 2013, passando a ser anual. A valorização local também acontece no setor artístico. A correção de rota fez o número de visitantes saltar de 77 mil para 153 mil em apenas três edições.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/18/novidades-marcam-os-preparativos-para-a-festa-da-uva-de-2016/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original