Jundiaí promove ações na Semana Estadual de Controle da Dengue

Publicada em 23/11/2015 às 17:46

Com uma reunião entre representantes de municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), a Secretaria de Saúde deu início, nesta segunda-feira (23), à Semana Estadual de Mobilização Social no Controle da Dengue. As ações na cidade continuam até esta sexta-feira (27), quando vai ser realizada uma mobilização na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, das 9h às 16h.

Segundo o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata, o objetivo da semana é estimular a participação da população na eliminação de criadouros do Aedes egypti, o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como a chikungunya e o zika vírus.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí conquista Prêmio Brasil Sorridente
Saúde apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre
Começa nesta quarta (25) o 1º Fórum de Prevenção de Violência

Reunião em Jundiaí definiu ações articuladas entre as cidades da AUJ

Reunião em Jundiaí definiu ações articuladas entre as cidades da AUJ

Na reunião desta segunda-feira, além de Jundiaí, participaram os municípios de Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Louveira. “Foi um encontro extremamente positivo. Ratificamos a posição de cada cidade sobre as ações conjuntas no combate à dengue e padronizamos algumas atividades”, destacou Ozahata.

Segundo ele, um dos principais objetivos é manter esse canal de comunicação aberto entre os órgãos de todas as cidades da AUJ, o que vai facilitar e agilizar a informação. “Com isso, podemos alcançar melhores resultados e interromper possíveis surtos da doença, especialmente nos bairros limítrofes entre as cidades.”

Ozahata explicou ainda que os municípios vão rever alguns protocolos de ação em relação à dengue, desde atividades educativas e das visitas casa a casa até o uso de controle químico, definir em que situação usar, qual o melhor veneno e horário, articulando as ações para o melhor controle da doença.

Vale destacar que o Centro de Zoonoses de Jundiaí tem um trabalho permanente no controle e prevenção da dengue, com visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos, ações educativas, palestras, entre outras. A população também deve ficar atenta, eliminando possíveis criadouros do mosquito. “Este ano, em Jundiaí, tivemos três meses sem notificação de casos da doença, mas, em algumas cidades próximas, como Campinas, não houve essa interrupção, o que preocupa muito. É preciso redobrar os cuidados.”

Ações educativas
Ao longo da semana, haverá diversas atividades na cidade, especialmente com foco na conscientização e na prevenção. O projeto Zooeduca vai estar na Emeb Cinira Cardona Mazalli, no Cidade Nova, nesta quarta-feira (24), e na Emeb Helena Galimbert, no Jardim Tamoio, nesta quinta-feira (25).

Ainda na quinta-feira (25), às 19h, a equipe do Centro de Zoonoses faz palestra sobre o papel do cidadão na prevenção da dengue, durante a Jornada do Doador da Colsan, na Câmara Municipal.

E, nesta sexta-feira (27), encerrando a programação, agentes de zoonoses vão estar na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, em uma atividade especial voltada para toda a população. Com exposição de materiais educativos retratando o ciclo biológico do Aedes aegypti, transmissão do vírus, sintomas, criadouros e formas de transmissão.

Além disso, agentes comunitários de saúde também vão promover ações educativas em seus bairros de ação. Entre os locais confirmados estão: Eloy Chaves, Vila Hortolândia, Jardim Novo Horizonte, Sarapiranga, Jardim Tamoio, Jardim Tulipas, Agapeama, Jardim Santa Gertrudes, Vila Ana, Vila Esperança, Ivoturucaia, Jardim São Camilo, Rio Acima, Corrupira, Morada das Vinhas, Parque Centenário, Vila Marlene e Vila Maringá.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/23/jundiai-promove-acoes-na-semana-estadual-de-controle-da-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original