Fórum reúne especialistas para discutir prevenção de violências

Publicada em 25/11/2015 às 18:04

Com plateia repleta de profissionais das áreas de saúde, educação, cultura e assistência social, começou nesta quarta-feira (25) o 1º Fórum de Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção de Saúde e Cultura de Paz. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde com apoio da Escola de Governo e Gestão, prossegue nesta quinta-feira (26), das 8h30 às 17h, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTA QUINTA-FEIRA (26)

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, falou da importância da notificação de suspeitas de violência nos serviços de saúde, tanto público quanto privado. “Além de trocar experiências e informações sobre o tema, o objetivo deste fórum é sensibilizar os trabalhadores da rede, que estão na ponta do serviço, para um trabalho mais intenso na notificação”, frisou.

LEIA TAMBÉM
Saúde apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre
Prefeitura realiza encontro municipal de agricultura urbana
Jundiaí promove ações na Semana Estadual de Controle da Dengue

Casarin destacou importância da notificação de casos suspeitos

Casarin destacou importância da notificação de casos suspeitos

Segundo Casarin, em 2014 foram registradas 442 notificações de casos de violência em Jundiaí e região, cerca de 40% mais em comparação a 2013, quando foram registrados 300 casos suspeitos. “Isso não significa necessariamente que a violência aumentou, mas sim que estamos trabalhando mais intensamente para melhorar as notificações e, com isso, podemos promover ações de prevenção e combate”, analisou.

A abertura contou ainda com a presença da consultora de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina Lima, que falou sobre o panorama no Brasil e, assim como o secretário Casarin, ratificou a importância da notificação. “Fico feliz de participar de evento como esse. A formação e a informação são fundamentais para implementarmos uma cultura de paz na sociedade”, disse.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTA QUINTA-FEIRA (26)

Cheila destacou que a violência e acidentes são a terceira maior causa de morte no País. “Para mudar essas estatísticas, é preciso o envolvimento de todos, dos governos, dos profissionais de todas as áreas envolvidas e da população. Por isso, a discussão deve ser feita de maneira conjunta. Isso nos dá uma perspectiva de resultado muito maior.”

Mais de 200 pessoas se inscreveram para o fórum

Mais de 200 pessoas se inscreveram para o fórum

A assistente social da Vigilância Epidemiológica, Roberta Ribeiro, referência técnica da Secretaria de Saúde em promoção de saúde e prevenção de violência, explicou que o principal objetivo do evento é promover a articulação entre as secretarias e entre as diretorias da própria Secretaria de Saúde.

“Queremos chamar a atenção para os temas violência e acidente, para promoção da saúde. A violência existe e acontece todos os dias, e os números preocupam. Temos de trabalhar a prevenção. E falar sobre o assunto é a melhor forma de prevenção”, complementou.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, entre as mulheres, inclusive crianças e adolescentes, o maior número de notificações é de violência sexual nas faixas etárias de 5 a 12 anos e de 13 a 19 anos. “Notamos também um aumento da violência física contra pessoas em situação de rua e de tentativas de suicídio. Por isso, precisamos promover ações intra e intersetorial, com o envolvimento de todos.”

Participaram ainda da abertura os secretários: de Transportes, Wilson Folgozi; e de Cultura, Tércio Marinho; e a vereadora Marilena Negro, representando a Câmara Municipal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTA QUINTA-FEIRA (26)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí fica na rua Francisco Telles, 250, Vila Arens.

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/25/forum-reune-especialistas-para-discutir-prevencao-de-violencias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original