Jundiaí se prepara para novo projeto em parceria com Alemanha

Publicada em 26/11/2015 às 17:42

Mudanças climáticas e proteção de recursos naturais são os temas do edital para o qual o município de Jundiaí vai se inscrever para que possa firmar uma nova parceria com o consórcio GFA Lüneburg, da região do município alemão de Deutsch Evern, na Alemanha.

Após encontro “Parcerias Municipais com a América Latina e Caribe”, na última semana, na cidade em Frankfurt, na Alemanha, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, recebeu a proposta da parceria. O edital com as regras será aberto em breve e a data limite para a inscrição é 29 de janeiro.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura discute propostas para agricultura urbana

Geresol é atração em visita da Prefeitura de Sorocaba
Resíduos Sólidos: e-book está disponível para download

Jundiaí se prepara para novo projeto em parceria com a Alemanha

Jundiaí se prepara para novo projeto em parceria com a Alemanha

“Já definimos as linhas para o projeto. Tem a ver com Resíduos Sólidos Urbanos e a ideia é desenvolver uma pesquisa no campo técnico e aplicar na prática. Trabalharemos os gases do efeito estufa a partir da valorização dos resíduos”, explica o secretário.

Aguinaldo frisa ainda que o projeto contará com detalhes como campo de atuação, cronograma físico e financeiro. Após o envio, o projeto será analisado por um comitê, com representantes do governo alemão e pelo consórcio GFA. “Definimos essa possível parceria como uma segunda fase da parceria com a Alemanha, iniciada com o projeto I-Nopa.”

O evento
O encontro que o secretário participou foi organizado pela Engagement Global/Centro de Serviços para os Municípios em um só Mundo, em cooperação com o Fórum Para Desenvolvimento Internacional e Finep. De acordo com Aguinaldo, o convite partiu dos organizadores. “Conseguimos transmitir credibilidade por toda a seriedade que o governo Pedro Bigardi tem com a questão dos resíduos sólidos. Isso tem chamado a atenção dos municípios alemães. Nossa vontade de aprender e compartilhar conhecimento no Brasil tem nos feito avançar.

O secretário lembrou que o projeto I-Nopa, de gestão ecoeficiente de resíduos sólidos, da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Universidade de Braunschweig, PUC Rio de Janeiro, DBFZ, CREED, TUBS, GIZ, e o desempenho de Jundiaí no tratamento dos resíduos é o que chama a atenção. “Jundiaí é vista como uma cidade na qual as sementes plantadas dão frutos. Testamos tecnologias, qualificamos funcionários, realizamos eventos, aprimoramos a gestão. Muita coisa mudou em pouco mais de dois anos e meio.”

Todos os custos da viagem são pagos pela Engagement Global/Centro de Serviços Para os Municípios em Um Só Mundo.

Luana Dias
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/26/jundiai-se-prepara-para-novo-projeto-em-parceria-com-alemanha/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original