Museu promove percurso educativo no Centro
Publicada em 26/11/2015 às 16:15Museu Solar do Barão promove, na região central da cidade, duas mediações didáticas, neste sábado (28) e no dia 12 de dezembro, das 8h às 10h. O percurso histórico recebe o nome “Jundiaí: múltiplas temporalidades”, e vai possibilitar aos participantes uma interpretação histórica dos locais a serem visitados: Ponte Torta, Escadão, Teatro Polytheama, Praça Rui Barbosa e Praça Governador Pedro de Toledo.
Segundo o educador e historiador do Museu, Alexandre Oliveira, a mediação consiste na apresentação de fotos antigas das mesmas localidades com objetivo de suscitar uma comparação com as atuais construções. “A ação proposta visa problematizar aspectos da historicidade de locais do Centro, local de ocupação sistemática desde do início do século 17, ou seja, há quase 400 anos”, explica.
LEIA TAMBÉM
Virada Coletiva: diversidade de atrações no domingo (29)
Museu recebe exposição de presépios a partir de 1º de dezembro
Cultura abre inscrições para curso de História do Cinema Brasileiro
Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 4521-6259. São 20 vagas disponíveis. O ponto de encontro para partida do percurso, de 1,3 km, vai ser a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. A idade mínima para participação é 16 anos.
Os organizadores orientam os participantes a usarem roupas e calçados confortáveis; levar uma garrafa com água para se hidratar durante a caminhada e também durante a realização das atividades; protetor solar e chapéu; guarda-chuva e/ou capa de chuva; e mochila para carregar pertences.
Confira o itinerário:
- Ponto de encontro: 8h, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
- Local 1 – Ponte Torta;
- Local 2 – Esplanada Monte Castelo – “Escadão”;
- Local 3 – Atual Praça Rui Barbosa;
- Local 4 – Praça da Matriz (Praça Governador Pedro de Toledo);
- 10:30 – Encerramento no Solar do Barão.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
09/10/2025
Diversidade de produtos naturais, gastronomia artesanal e produção criativa serão a marca do 5º Sabores da Gente neste sábado (11)
-
09/10/2025
Credenciamento de expositores para a Festa da Uva e Expo Vinhos vai até esta sexta (10)
-
07/10/2025
Companhia de Teatro abre a programação do fim de semana do Dia das Crianças com espetáculos gratuitos no Centro das Artes
-
06/10/2025
Exposição com fotos estilizadas de borboletas e mariposas da serra será a novidade da Pinacoteca para outubro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original