Fumas leva cartório até o Parque dos Ingás para regularizar imóveis

Publicada em 28/11/2015 às 18:04

A manhã deste sábado (28) vai ser sempre lembrada como um momento marcante na vida das 97 famílias do Conjunto Habitacional Parque dos Ingás, em Jundiaí. Todos acordaram cedo e foram até o Centro Comunitário do bairro para acelerar o processo de regularização de seus lotes e imóveis, numa ação da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), que providenciou toda a documentação e levou até o local um funcionário do 3º Cartório de Notas de Jundiaí.

A iniciativa evita que os beneficiados sejam obrigados a sair de casa e perder horas para reconhecer firma e assinar toda a papelada.

Der acordo com o superintendente da Fumas, Waldemar Antonio Zorzi Foelkel, o Cabelo, o encontro faz parte de um projeto-piloto e foi colocado pela primeira vez desde que administração do Prefeito Bigardi priorizou a regulamentação fundiária dentro de sua proposta de governo.

LEIA TAMBÉM
São Camilo: alunas de manicure recebem podóloga do Senac
Fórum reúne especialistas para discutir prevenção de violências

Cabelo acerta a papelasda e garante a tranquilidade de Adiene da Silva (à esquerda)

Cabelo acerta a papelada e garante a tranquilidade de Adiene da Silva (à direita)

“Nossa intenção é facilitar a vida destas pessoas. Muitas delas trabalham, têm filhos pequenos e se descolocar até o cartório vira uma tarefa complicada. Então, decidimos centralizar tudo aqui”, comenta Cabelo.

Cabelo lembra ainda que a política de regulamentação de lotes, sejam de interesse ou públicos, vai continuar. “Regularização de áreas de interesse social e específico é algo prioritário para atender ao pedido do prefeito, que já entregou até agora mais de 1.500 matrículas em todas as regiões de Jundiaí”, ressalta.

O Conjunto Habitacional Parque dos Ingás existe há 20 anos. No ano passado, a Fumas recebeu a missão de regularizar o loteamento e agora realiza o sonho dos moradores.

Muita gente saiu feliz do Centro Counitário do Parque dos Ingás neste sábado

Muita gente saiu feliz do Centro Comunitário do Parque dos Ingás neste sábado

Há mais de 20 anos buscamos a solução para oficializar nossos terrenos e casas, mas só conseguimos receber um tratamento diferenciado nesta administração. Sempre deixaram claro que queriam regulamentar a situação dessas famílias e cumpriram”, destaca o líder comunitário, Valdir Lima.

Quem não conseguia esconder sua alegria era Adiene Santos da Silva, que mora nos Ingás há 7 anos. “Agora posso bater no peito e dizer que a casa é minha. Foi um sonho realizado. Papai Noel passou mais cedo por aqui”, comemora.

O aposentado Antonio Buenos dos Santos aparentava a expressão de alívio estampada no semblante. O cerâmico divide a casa com outras dez pessoas. “Meu maior medo sempre foi de um dia tirarem a gente daqui. Ouvia comentários que me deixavam em pânico. Agora estou aliviado. Temia morrer sem ver este dia chegar”, diz. O próximo passo agora para estes moradores é receber a tão esperada matrícula.

A diretora da Fumas, Tatiana Pimenta, comenta que encontros como o deste sábado nos Ingás vão ter continuidade. “Sabemos de muitas pessoas de outras regiões que ainda não foram ao cartório para regularizar a papelada. Então, vamos levar o cartório até eles”, destaca. O trabalho incansável da Fumas já soma seis regularizações fundiárias em várias regiões de Jundiaí.

Ivan Lopes
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/28/fumas-leva-cartorio-ate-o-bairro-para-regularizar-imoveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original