População em situação de rua é tema de encontro da AUJ

Publicada em 30/11/2015 às 18:32

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) sediou, nesta segunda-feira (30), o Encontro sobre População em Situação de Rua e a Política de Assistência Social, promovido pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS Campinas). Foram convidadas todas as cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) e compareceram representantes de Campo Limpo Paulista, Louveira e Várzea Paulista.

Trocar experiências, entender a realidade das cidades e discutir estratégias voltadas ao atendimento da população em situação de rua foram as propostas do encontro, que reuniu técnicos da Assistência Social e entidades conveniadas prestadoras de serviço à população em situação de rua e a promotora de Inclusão Social, Karina Bagnatori.

LEIA TAMBÉM
Semads promove integração dos serviços de Proteção Social
‘Energiza Jundiaí’ conscientiza pacientes sobre Novembro Azul
Conselho da Criança e do Adolescente realiza eleição para suplentes

Rodrigo falou da nova configuração no atendimento à população em situação de rua

Rodrigo falou da nova configuração no atendimento à população em situação de rua

O secretário da Semads, Rodrigo Mendes Pereira, abriu o evento falando da experiência de Jundiaí, que adotou uma nova configuração no atendimento à população em situação de rua. “Adotamos uma nova ordenação do atendimento, que antes era concentrado no Serviço de Obras Sociais (SOS), no Anhangabaú, e agora está distribuído em casa de passagem, Centro Pop, república e abrigos, em diferentes pontos da cidade, no intuito de diminuir o impacto no entorno.”

Atualmente, Jundiaí conta com 72 vagas, distribuídas em quatro locais, incluindo a Casa de Passagem administrada pelo SOS (32 vagas); república (10 vagas) e centro-dia (10 vagas) através de convênio com a Casa Santa Marta; e 20 vagas em abrigo conveniado com o Centro Terapêutico Educacional Cristão (Cetec), no Caxambu. Além do Centro Pop, que faz o atendimento e acompanhamento socioassistencial às pessoas em situação de rua. Um acordo assinado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Jundiaí prevê a abertura de mais 45 vagas, que serão divididas em três abrigos, através de convênio com entidades.

Rodrigo destacou a importância do encontro. “É uma oportunidade de discutir políticas públicas envolvendo as cidades da região que compartilham de problemas coletivos no sentido de melhorar o atendimento.”

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/30/populacao-em-situacao-de-rua-e-tema-de-encontro-da-auj/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original