Procon Jundiaí orienta consumidores para comprar no final de ano

Publicada em 30/11/2015 às 17:24

No fim de ano, o consumidor enfrenta lojas, shoppings, supermercados e muitos outros tipos de estabelecimentos atrás de presentes. Por isso, o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia, deu algumas dicas e informações importantes que devem sempre orientar quem está em busca de produtos, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.

Independentemente da época do ano, o consumidor deve sempre pesquisar em diversas lojas para conhecer os melhores preços. Além disso, deve também se lembrar de conhecer a política de troca da empresa em que pretende adquirir algum produto.

LEIA TAMBÉM
Procon participa de assinatura do pacto com Tribunal de Justiça

Adilton apontou diversos sites fraudulentos que ainda estão no ar

Adilton apontou diversos sites fraudulentos que ainda estão no ar

O prazo para solução do problema no caso de produtos com vícios ou defeitos é de 30 dias. Nestes casos, o cliente pode escolher pela devolução do valor pago, troca do produto ou abatimento. Fora dos casos de vício e defeito, a empresa não é obrigada a realizar a troca ou devolução do dinheiro, por isso é necessário atentar à política da empresa antes de comprar. Não há troca para peças íntimas.

“Ao comprar em lojas físicas, é importante que o consumidor manuseie o produto antes de adquirir, em busca de vícios aparentes, para não levar um produto que já esteja com defeito na loja”, alerta Adilton Garcia.

Vale lembrar também que a garantia legal para produtos duráveis – como geladeiras, relógios, roupas – é de 90 dias. Para produtos não-duráveis – como alimentos e bebidas – a garantia legal é de 30 dias. Além desse prazo, o próprio fornecedor pode oferecer a garantia contratual e também a garantia estendida, da qual o cliente pode desistir após 7 dias contados da assinatura do contrato.

E-commerce
Lojas online costumam conter muitas ofertas, às quais o consumidor precisa sempre estar atento, além de prazos de parcelamento, taxas de juros e prazos de entrega. Ao adquirir algum produto, o consumidor deve também imprimir todos os documentos, desde a página contendo a oferta, até o prazo de entrega, número do pedido e comprovante de pagamento.

Para compras em lojas online, o cliente tem o direito de desistir do produto, mesmo que sem motivo, dentro de 7 dias contados da entrega do produto ou assinatura do contrato, bastando fazer a comunicação à empresa o quanto antes. Neste caso, o cliente deve ser corrigido monetariamente. As garantias legal, contratual e estendida funcionam da mesma forma para lojas físicas e e-commerce.

O consumidor que decidir por fazer compras online deve atentar a algumas dicas de segurança, como a presença do cadeado de segurança na barra de endereços, e apenas digitar informações pessoais e de cartões se o endereço do site iniciar com https, além de averiguar as informações obrigatórias que todo e-commerce deve conter em local de fácil visualização, como: razão social, CNPJ, endereço da loja física e telefone para contato direto. Não é recomendado comprar em sites que não possuam essas informações.

Outra maneira de verificar a procedência do e-commerce é acessando a lista de mais de 400 sites não recomendados pelo Procon. Adilton ressalta que é importante sempre exigir a nota ou cupom fiscal e comprovante de aquisição do produto ou serviço, seja em lojas físicas ou em lojas online.

Caso enfrente algum problema, o consumidor pode procurar o Procon Jundiaí, na Rua Barão de Jundiaí, 153, das 8h às 16h para retirada de senha, munido de seus documentos pessoais e documentos referentes à demanda. Caso não seja o titular, o consumidor deve levar uma procuração – cujo modelo é fornecido pelo próprio Procon – e cópia do RG e CPF do titular.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/30/procon-jundiai-orienta-consumidores-para-comprar-no-final-de-ano/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original