Ação no Centro renova compromisso de Jundiaí na luta contra aids
Publicada em 01/12/2015 às 19:02A praça Floriano Peixoto, no Centro, vestiu-se de vermelho na tarde desta terça-feira (1º) para a 3ª edição do “Solidariedade em Movimento: Jundiaí na Luta Contra a Aids”. A ação encerrou a programação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste dia 1º de dezembro, realizada pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas e pelo o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde.
Além dos balões e fitas vermelhas espalhados pela praça, a ação contou com a participação do grupo Maracatu Jundiaí, que levou as turmas de dança da terceira idade do Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju) e de percussão das crianças da Associação Pio Lanteri, do Jardim São Camilo, para puxar o cortejo que percorreu o Centro ao som das batidas de maracatu.
LEIA TAMBÉM
Agricultura urbana pode gerar renda e ‘riqueza solidária’
Ação educativa contra dengue mobiliza população no Centro
‘Abrace o São Vicente’ convida população para acolher o hospital
“Com essa ação no Dia Mundial, governantes e profissionais da saúde renovam seus compromissos de combate à aids. Este ano, Jundiaí está demonstrando sua solidariedade pela arte e pela música”, disse a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.
Ela destacou ainda a adesão de entidades, movimentos sociais e escolas ao evento, como a Abrapa, Cume, Coletivo Coisarada, ONG Aliados, das escolas Conde de Parnaíba e Barão de Jundiaí, além das coordenadorias da Juventude e da Mulher e do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
A primeira-dama e presidente do Funss, Margarete Geraldo, participou do evento e destacou a importância da prevenção. “Essas ações são importantes para conscientizar as pessoas sobre a doença e também para acabar com o preconceito. Temos de fazer disso um hábito, uma ação diária.”
Após o cortejo, o grupo participou de uma grande ciranda de roda. “Esse evento busca reforçar o respeito e a solidariedade às pessoas que convivem com a aids e incentivar novos compromissos para o enfrentamento da doença, em especial no que diz respeito às ações de promoção em saúde”, enfatizou Maria de Lurdes.
Os interessados em fazer o teste da aids podem procurar o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo) durante todo o ano. O teste é gratuito e sigiloso. Para outras informações, o telefone é (11) 4586-2402.
Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Mc Tour: iniciativa atendeu mais de 2.800 crianças desde 2017
-
03/12/2024
Campanha Fique Sabendo começa com saldo positivo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original