Orquestra Municipal presta homenagem aos 360 anos de Jundiaí

Publicada em 03/12/2015 às 15:22

A Orquestra Municipal de Jundiaí faz seu último concerto da temporada 2015 no dia 12 de dezembro, às 20h30, no Teatro Polytheama, com o espetáculo “Alma Lírica Brasileira”. A apresentação faz parte da comemoração dos 360 anos da cidade e dos 104 anos do teatro. O programa vai contar com ilustres convidados, como a cantora Monica Salmaso, o saxofonista Teco Cardoso e o arranjador Nelson Ayres.

De acordo com a regente Claudia Feres, o corpo musical será um dos destaques da noite, além de manter a qualidade dos concertos da temporada. “O trio que se apresenta junto com a Orquestra traz uma linguagem mais popular à apresentação, mantendo a qualidade que vem sendo apresentada no decorrer dos anos. Trazer o trio Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Ayres é um presente bastante rico para comemorarmos o aniversário de Jundiaí.”

LEIA TAMBÉM
Semana do Audiovisual Livre segue até domingo (6)
‘Viradinha Educação’ recebe mais de duas mil pessoas
Festa da Uva 2016 é divulgada em milhões de sorvetes

Apresentação comemorativa encerra temporada de concertos 2015

Apresentação comemorativa encerra temporada de concertos 2015

No repertório, o público vai conferir uma mescla de compositores brasileiros, como Heitor Villa Lobos, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Guinga, Paulo César Pinheiro, Nelson Ayres, Edu Lobo, Ernesto Nazareth e Antônio Carlos Jobim.

Como diferencial, a apresentação terá uma dedicação dos instrumentos de sopro e do contrabaixo popular, solicitados pelo próprio Nelson Ayres, que vão valorizar ainda mais seus arranjos. Dentre os músicos estão: Michel de Paula (flauta), Gerson Abreu (oboé), Lairson Maciel (clarinete), Ronaldo Pacheco (fagote) e Rui Barossi (contrabaixista popular).

Consolidação
O programa “Orquestra Municipal”, durante todo ano de 2015, contou com mais de 10 convidados solistas às apresentações, levou seu trabalho para a “Virada Negra” em um concerto especialmente trabalhado com compositores afrodescendentes, uniu suas virtudes musicais às teatrais da Cia. de Teatro de Jundiaí, possibilitou o acesso infantil à música erudita, rompeu barreiras regionais e cativou o público jundiaiense.

Monica Salmaso é cantora convidada para a data

Monica Salmaso é cantora convidada para a data

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o programa ganhou em 2015 o respeito e a convicção de um trabalho executado com excelência.

“A participação no 46º Festival de Inverno de Campos do Jordão suscitou muitos elogios para Jundiaí no quesito musical, e isso nos mostrou que temos em casa uma das melhores orquestras de câmara do Estado de São Paulo”, destacou.

No ano que vem, temos em vista o projeto de levar os concertos de temporada para dentro dos bairros mais afastados da região central, possibilitando a democratização do acesso à Cultura, um dos pilares do Governo Pedro Bigardi”, complementou o secretário.

Para a diretora de Teatros, Heloísa Oliveira, o programa tomou proporções bem mais amplas que as esperadas. “A cada evento, mais e mais pessoas estiveram pela primeira vez assistindo a um concerto. Nosso intuito é de que no próximo ano o trabalho tenha cada vez mais difusão e visibilidade em diferentes espaços e com diferentes públicos, sem perder sua essência, que é a de produzir música erudita”, salientou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/03/orquestra-municipal-presta-homenagem-aos-360-anos-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original