Doações de Jundiaí começam a ser distribuídas às vítimas da lama

Publicada em 04/12/2015 às 15:25

A Prefeitura de Periquito (MG) começa a distribuir, nesta sexta-feira (4), as doações que chegaram de Jundiaí na quarta-feira (3). A campanha solidária encabeçada pela Defesa Civil, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e Guarda Municipal, foi abraçada pela sociedade jundiaiense com empenho. Foram levados 19 mil litros de água, além de materiais de primeira necessidade, alimentos e roupas.

Depois da viagem de 16 horas, tempo para cumprir os 836 quilômetros que separam Jundiaí de Periquito, com direito a poucas paradas, o caminhão cedido pela empresa Expresso Jundiaí, do grupo Femsa, foi recebido pelos mineiros sob clima de emoção.

LEIA TAMBÉM
Prefeito orienta ajustes do Plano Diretor Participativo
Caminhada do Coração e Zumba agitam o domingo (6)

Prefeito de Periquito (MG) envia nota para agradecer Jundiaí

Caminhão da Expresso Jundiaí é descarregado pela Defesa Civil em Periquito (MG)

Caminhão da Expresso Jundiaí é descarregado pela Defesa Civil em Periquito (MG)

“Nada seria possível se pessoas tão bondosas, como os moradores de Jundiaí, não tivessem se preocupado com o nosso pequeno município. Seremos eternamente gratos”, diz nota oficial enviada pela Prefeitura de Periquito.

A cidade de 7.030 habitantes, localizada a 197 quilômetros da capital Belo Horizonte, é banhada pelas águas do Rio Doce, que recebeu toda a lama de rejeitos após duas barragens da Mineradora Samarco se romperem em Mariana (MG), há quase um mês.

É justamente do Rio Doce que é feita a captação de água para a população e, desde o final de semana, moradores de Periquito passaram a apresentar quadros de diarreia, vômitos e alergia.

Imediatamente a captação de água do Rio Doce foi suspensa por conta do forte odor e turbidez. Uma análise da água já foi providenciada. Ao mesmo tempo, a Vigilância Epidemiológica do Município enviou provas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para se saber o estado microbiológico, fisioquímico e se há metais pesados na água que a população recebe. Só depois dos resultados a distribuição vai ser retomada.

Material é armazenado por pouco tempo, já que a distribuição começa nesta sexta (4)

Material é armazenado por pouco tempo, já que a distribuição começa nesta sexta (4)

Por enquanto, os moradores passam a ser atendidos com doações. De acordo com a Prefeitura, segunda (30) e terça-feira (1º), cada família recebeu 20 litros de água. Na quarta-feira (2) e quinta-feira (3), com o estoque baixo, não houve distribuição.

Com a chegada do lote enviado por Jundiaí, o trabalho de entrega de porta em porta, depois de um prévio cadastro, vai ser retomado com 80 litros por casa. O distrito de Pedra Corrida, com 1.300 habitantes, é um dos mais atingidos. A Prefeitura promete atender a região nesta quarta (9). A estimativa é que 5.300 habitantes de Periquito enfrentem a falta de água.

Em seu site oficial e por meio da rede social Facebook, a administração de Periquito comunicou nesta sexta-feira (4) pela manhã a chegada da remessa de água e mantimentos arrecadadas em Jundiaí.

A chefe da Divisão de Orçamento da Defesa Civil, Juliana de Salvia Mazzei Segala, foi a Periquito e narrou horas de emoção ao vivenciar as dificuldades da população. “É algo que não há como dimensionar a distância. Tem que estar lá. É muita comoção. Mas todos podem ficar orgulhosos, Jundiaí foi reconhecida por fazer sua parte. A cidade está de parabéns”, diz.

Ivan Lopes
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/04/doacoes-de-jundiai-comecam-a-ser-distribuidas-as-vitimas-da-lama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original